3 dicas de segurança na construção de piscinas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina construida

Construir piscinas em casa é uma boa maneira de ter um ambiente de lazer à sua disposição sempre que quiser, dentro de casa, em um terreno específico. Mas a construção de um espaço de entretenimento pessoal requer um projeto bem elaborado. O projeto deve considerar todos os detalhes para que o resultado seja o melhor possível e não seja necessário, depois, ter que refazer a obra.

Uma forma de evitar esses problemas é pensar nas possibilidades futuras de adicionar alguns equipamentos à área de lazer, deixando assim o projeto pronto para receber inovações. Além disso, é fundamental levar em conta os critérios de segurança para evitar problemas no presente ou posteriormente. Aproveite para ficar por dentro de algumas dicas de segurança na construção de piscinas!

1. Use a cerca de proteção já na hora da construção de piscinas

Um dos dispositivos que garantem maior segurança — e deve ser levado em conta na hora da construção de piscinas — é a cerca de proteção. Ele limita o acesso à piscina, cercando-a em todo o seu perímetro, não importa o tamanho, nem o formato dela. Feita de material leve, desmontável e fácil de instalar, a cerca de proteção ajuda a manter distante da água as crianças e os animais domésticos, evitando acidentes.

construções de piscinas

O portão é opcional, mas melhora ainda mais a funcionalidade da cerca. Ele permite o acesso das pessoas “autorizadas”, mas se mantém fechado para os outros. Com a trava de segurança automática, o portão permanece sempre fechado, devido a um sistema magnético.

2. Tome cuidado com o dreno para deixar a piscina mais segura

A função do dreno ou ralo é manter a piscina limpa, porque tem um elevado poder de sucção que contribui na absorção de sujeiras. Ele realiza a sucção e, ao mesmo tempo, permite a circulação da água. Claro que esse potencial, apesar de eficaz contra a sujeira, também oferece riscos eventuais aos banhistas — mas quando instalado por uma empresa especialista com o devido dimensionamento não oferece risco algum.

Em outras palavras, o dreno contribui para promover as ações de filtração, limpeza e manutenção geral da piscina, por meio dos produtos nela empregados. Por isso, é recomendado selecionar o modelo mais apropriado de dreno, considerando pontos como: o volume da piscina, a potência da motobomba, o sistema de filtragem, o tipo de piscina (alvenaria, concreto armado, fibra de vidro, vinil). 

Ele deve ser instalado conforme as indicações da NBR 10339, que explora as características do produto em relação ao dimensionamento e localização mais adequados. Uma medida preventiva eficaz é usar a tampa de dreno de fundo, baseada em normas internacionais de segurança e que aumenta a vazão do dreno para 60 m3/h, pois assim os riscos e a gravidade dos acidentes tendem a cair.

construções de piscinas

Seguem algumas dicas gerais relacionadas ao ralo:

  • Instale, dois ralos de fundo, para aliviar a pressão dos drenos e, diante de um incidente, fica mais fácil liberar os usuários do poder de sucção.;
  • A distância mínima entre os ralos deve ser de, pelo menos, 1,5 metro;
  • Não permita que o dreno fique sem a tampa ou grade de proteção, a tampa também deve estar de acordo com a norma, é recomendado o modelo FSB que não permite o entrelaçamento de cabelo;
  • Para otimizar a segurança, instale um skimmer integrado ao ralo e na mesma tubulação, pois assim apenas um registro será necessário;
  • Evite que a passagem da água seja obstruída.

3. Instale um botão de emergência para garantir mais segurança

Outro dispositivo que deve ser lembrado na construção de piscinas é o botão de emergência. Quando acionado, ele suspende imediatamente a atividade dos equipamentos. Assim, a integridade e a vida dos banhistas gozam de maior segurança. Isso mostra o quanto a automação contribui para otimizar a área de lazer.

construções de piscinas

O botão de emergência fica no alto de uma pequena torre de aço inox, ou seja, é de fácil acesso e representa uma das mais modernas tecnologias de segurança disponíveis no mercado.

Essas dicas vão garantir mais segurança na construção de piscinas, considerando desde a escolha do terreno, à instalação correta do ralo e à previsão de manutenções periódicas.

O que achou do post? Certamente, você já tem cuidados com a manutenção e segurança de sua piscina. Uma das principais medidas é comprar produtos somente com segurança de fábrica. E aproveite para conferir 5 dicas de segurança na piscina, para reduzir ainda mais os riscos de acidentes!

construções de piscinas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×