4 dicas para não se preocupar mais com o tratamento da piscina

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

tratamento para piscina

O tratamento de uma piscina pode ser muito trabalhoso e nem sempre eficaz. O cloro, que é o mais usado, apresenta o inconveniente da formação de cloramina, substância que provoca irritação nos olhos, alergia, danos nos cabelos. A cloramina é resultado da junção do cloro com bactérias e produtos, como protetor solar, hidrantes e outras coisas.

Atualmente, já existem opções variadas para o tratamento da piscina. Geralmente, elas oferecem um custo-benefício mais vantajoso e não geram efeitos negativos. Que tal saber mais? A seguir, falaremos sobre algumas formas de tratamento eficazes que são alternativas mais sustentáveis para obter uma água mais limpa, livre de microrganismos nocivos à saúde. Confira!

1. O dosador de cloro automático evita o excesso do produto

Um dos primeiros produtos que vamos recomendar é o dosador de cloro automático. É um produto prático e versátil que automatiza o tratamento da piscina, pois dilui de forma controlada o cloro em tabletes na água. O processo de limpeza fica bem mais prático, já que o produto passa por uma homogeneização que garante sua distribuição eficaz na água a ser tratada.

tratamento para piscina

Esse procedimento deve ser efetuado periodicamente, usando sempre o cloro estabilizado em tabletes. O dispositivo deve ser instalado na tubulação de retorno da piscina, depois do filtro e do aquecedor (caso exista). De preferência, o dosador de cloro automático deve ser instalado acima do nível de água da piscina.

2. O gerador de cloro usa o sal para o tratamento

Outra dica para você não se preocupar mãos com o tratamento da piscina é fazendo uso do gerador de cloro. Esse dispositivo também automatiza o trabalho, proporcionando facilidade e economia. O usuário contará com uma miniusina de cloro em casa, garantindo uma piscina com água mais cristalina e salutar.

Para o dispositivo funcionar, você deve usar um tipo de sal especial para essa operação. Por meio da eletrólise, o gerador transforma o sal em cloro  e adiciona o cloro na medida certa na água. Pelo painel, o aparelho avisa sobre a necessidade de acrescentar sal de novo.

tratamento para piscina

Considerando o preço de mercado do sal para piscina, que é inferior ao preço de mercado do cloro, o gerador de cloro pode ser considerado um bom investimento. Em pouco tempo, o usuário recupera o valor investido na compra do gerador.

3. O robô para limpeza também otimiza o tratamento da piscina

O robô para limpeza é uma das melhores inovações tecnológicas para a boa manutenção de piscinas. O equipamento, em qualquer de suas versões, reduz fortemente o trabalho de higienização e promove uma limpeza eficiente, retendo as sujidades com muita precisão e evitando o desperdício de água. 

tratamento para piscina

Dependendo do modelo, o robô pode limpar piscinas de até 10, 12, 15, 25 e 33 metros de comprimento. O RB4i permite o controle da máquina através do smartphone do usuário, bastando para isso abrir o aplicativo no celular a fim de prosseguir com o tratamento da piscina.

4. O tratamento ultravioleta é uma opção muito sustentável que livra sua piscina de micro-organismos

Por meio da irradiação ultravioleta, é possível desinfectar com eficácia a água de sua piscina e não há consequências negativas e ainda elimina a cloramina. Esse processo reduz a concentração de bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde humana e já era usado há muito tempo na Europa, desde o começo do século XX. Há mais de uma década, seu uso vem se intensificando e proporcionando muitos benefícios aos que dele fazem uso. O ultravioleta é capaz de eliminar protozoários que causam doenças como diarréias e infecções no intestino, como a giárdia que nem mesmo o cloro é capaz de matar. Podemos resumir algumas vantagens e características do produto:

  •         É um desinfetante complementar sem efeito residual;
  •         Não polui o meio ambiente;
  •         Evita a proliferação dos microrganismos rompendo seu DNA;
  •         Deixa a água limpa e cristalina;
  •         É fácil de manusear;
  •         Usar UV reduz a utilização de cloro na piscina.

tratamento para piscina

Seguindo essas 4 dicas, você não terá mais tanta preocupação em relação ao tratamento da piscina. São opções eficazes e com ótimo custo-benefício. E não esqueça que só devemos comprar produto com segurança de fábrica.

Ainda abordando o mesmo assunto, concentrando-se em dois dos produtos citados acima, veja como manter sua piscina limpa com economia utilizando o gerador de cloro e o ultravioleta!

tratamento para piscina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×