4 problemas que todo mundo que tem piscina deve ter

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

As pessoas que têm piscina em casa certamente se divertem bastante. Mas também têm alguns trabalhos e custos de manutenção importantes.

A piscina exige muitos cuidados e a manutenção nem sempre é muito simples. O material da piscina influi muito nos aspectos relacionados à sua manutenção. Confira a seguir 5 problemas com piscina!

1. Água esverdeada é um dos problemas mais comuns

Na maioria das vezes, o verde é um dos problemas com piscina e indica a presença de algas e de outros microrganismos, que podem ser prejudiciais à saúde.

Para resolver o problema, é necessário medir o cloro e o pH da água. Vale dizer que o pH deve ficar entre 7.2 e 7.4. Regule o cloro e o pH e, em seguida, escove a piscina.

A escovação faz com que as algas sejam retiradas das paredes e do fundo, tornando-as vulneráveis ao produto que será aplicado (cloro ou algicida).

Você pode usar 14 g de cloro para 1.000 L de água. Quanto mais tempo o cloro ficar agindo, melhor (24 horas é um bom prazo).

Depois, use o decantador, diluindo em um balde com água e espalhando pela superfície de forma homogênea. Ligue o filtro por 15 minutos (em posição de recirculação). Desligue o filtro e espere 12 horas. O nível de cloro deve ficar entre 1 e 3 ppm.

Em piscinas de fibra e vinil, é possível usar algicida em vez de cloro para evitar o desbotamento do material.

O gerador de cloro à base de sal também pode ser usado. Trata-se de um equipamento que automatiza o tratamento da piscina, pois transforma sal em cloro, constantemente faz a medição dos níveis de cloro da água e avisa aos usuários a necessidade de jogar mais sal na piscina.

2. Rachadura é outro problema recorrente

Piscina rachada é outro dos problemas com piscina, especialmente nas piscinas de alvenaria.

Apesar de sua durabilidade, a fibra não suporta torções. Movimentos pequenos do terreno podem causar essas rupturas. Por isso, sempre é bom contratar um engenheiro para efetuar os devidos cálculos.

Entretanto, as rachaduras podem ser consequência de um defeito de fabricação (catalização inadequada do gel), má qualidade do material, da construção sobre pedras ou devido a vazamentos.

O bom é procurar uma empresa especializada para identificar as causas e realizar os reparos. Em casos de vazamentos e rachaduras em piscinas de alvenaria, uma solução viável é a piscina de vinil. Muita gente transforma a piscina de alvenaria em piscina de vinil, a fim de afastar eventuais problemas de vazamento.problemas com piscina

3. A água gordurosa é um dos problemas com piscina que podem ser fáceis de resolver

É possível visualizar gordura na superfície e nas bordas da piscina.

Em épocas quentes, a água fica assim devido ao uso exagerado de bronzeadores/protetores solares. Outro motivo é o skimmer funcionando de forma errada ou ausente.

Você pode contratar profissionais especializados ou arriscar algumas soluções:

  • Faça um tratamento de supercloração (como o indicado acima);
  • Aplique um eliminador de oleosidade;
  • Regule o skimmer e permita que ele efetue a filtração da gordura;
  • Deixe a água transbordar até que a gordura saia.

4. Manchas na piscina: um último problema que você também deve ter

Em piscinas de pastilha/azulejo, fibra ou vinil, as causas das manchas podem ser:

  • Presença de algas ou metais;
  • Rachaduras que permitem a penetração de material orgânico na base do revestimento.

Mas folhas e até o cloro (se for misturado com algicida) podem causar manchas nas piscinas de fibra. Use a peneira cata-folhas para evitar esse problema.

Nas piscinas de vinil, podem ser resultado de fungos e são consideradas defeito de fabricação. Assim, em alguns casos, é possível trocar o bolsão por outro.

Para retirar manchas em piscinas de alvenaria, siga os passos:

  1. Coloque um tablete de tricloro sobre a superfície manchada;
  2. Esfregue todo dia a área manchada;
  3. Evite usar a piscina nesse período.

Em piscinas de fibra e vinil, reduza o pH para abaixo de 6.8 usando o redutor de pH. O pH baixo facilita a remoção de manchas, tornando-as bem maleáveis devido à acidez da água.

Durante o tratamento (média de 1 semana), a piscina não deve ser usada e as paredes manchadas devem ser escovadas com material apropriado (não use ferramentas abrasivas).

Removidas as manchas, use o filtro (posição drenar) para aspirar o fundo da piscina. Regule os níveis de alcalinidade, pH e cloro (1 a 3 ppm).

Você já teve alguns desses problemas com piscina? Que outros problemas costuma enfrentar? Deixe seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×