4 vantagens para investir em uma sauna a vapor

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Para quem tem uma piscina em casa, certamente já conta com um espaço de lazer de ótima qualidade. Mas ainda é possível otimizar o espaço. Claro que é preciso algum investimento; mas, no final de tudo, pode compensar.

A piscina pode contar com um bom sistema de aquecimento, uma bomba de hidromassagem, algumas cascatas e outras coisas. Para quem deseja fazer melhorias mais avançadas, uma boa dica é instalar uma sauna. As saunas podem ser de dois tipos: sauna seca e úmida (a vapor).

A sauna a vapor existe há muito tempo. Na Península Ibérica, há muito tempo, na época do auge da civilização romana, tomava-se banho de vapor, principalmente em Castro e Lusitânia, onde o banho de vapor era seguido de água fria.

Em Roma, havia o sudatório (termas romanas) e a Pedra Formosa, que dava acesso aos compartimentos de banhos e vapores quentes. Neste post, mostraremos 4 benefícios em instalar uma sauna úmida. Que tal saber mais? Confira!

1. Elimina as toxinas do organismo

Muitos dos alimentos que as pessoas comem estão contaminados por produtos de origem química (solventes, pesticidas, dioxinas).

Uma forma eficaz de eliminar as toxinas do organismo é através do suor. Muitas das toxinas armazenadas no organismo são eliminadas pelo suor.

A sauna a vapor melhora o processo natural de sudorese. Existe até um programa específico: o Programa de Desintoxicação Sauna Hubbard, que envolve exercícios diários aos quais se seguem sessões de sauna de duas horas e meia a cinco horas por dia, com intervalos para reidratação.

Quem integra esse programa também consome niacina para que seja estimulada a circulação e a movimentação dos lipídeos, óleo poli-insaturados e multivitaminas.

2. Melhora a saúde do coração

A sauna também desempenha papel fundamental na saúde do coração, Uma sessão de sauna produz efeito semelhante ao de exercícios leves. Na medida em que o calor dilata os vasos capilares e otimiza o fluxo sanguíneo, o coração recebe um treino leve.

Conforme uma publicação do Journal of the American College of Cardiology, 15 minutos diários de sauna durante 14 dias aprimorou o desempenho das células endoteliais que revestem as artérias dos voluntários.

Alguns pesquisadores japoneses descobriram que a sauna a vapor é útil principalmente para a insuficiência cardíaca congestiva. Após a realização de sessões de sauna diárias pelo período de quatro semanas, 13 de 15 pacientes com insuficiência cardíaca grave mostraram reduções relevantes na pressão arterial e também melhoraram a ejeção, uma unidade que mede a capacidade de bombeamento do coração. Também aumentaram sua tolerância ao exercício e o consumo de oxigênio.

3. Combate problemas respiratórios

A sauna também serve para combater e tratar problemas respiratórios, como asma, sinusite, bronquite.

O vapor faz com que nosso organismo tenha um melhor desempenho, agindo mais rapidamente e influindo direto na raiz dos problemas.

Outro benefício é que o calor dilata os brônquios pulmonares, favorecendo uma melhor penetração do oxigênio.

sauna a vapor

4. A sauna a vapor relaxa e melhora o sono

Todos sabem dos efeitos relaxantes que a sauna provoca no corpo e na mente. Depois de muito minutos em uma sessão, o corpo ficará tão relaxado que não sentirá nenhuma dificuldade em dormir à noite.

Em algumas saunas, há até o repouso em um divã de cadeiras confortáveis durante o intervalo entre sessões.

Os efeitos de uma sauna são comparados aos proporcionados pela prática de atividades físicas, ajudando no combate aos distúrbios do sono, como a insônia.

Vinte minutos em uma sauna equivalem a aproximadamente duas horas de caminhada. Dessa forma, depois de uma sessão mais longa, o natural é que o organismo sinta a necessidade de repouso.

A sauna a vapor é um investimento que promove a otimização da área de lazer, contribuindo de forma significativa para os aspectos da saúde.

Gostou do texto? Continue se informando: confira 6 acessórios que não podem faltar no seu projeto de construção de piscina!

sauna a vapor

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×