5 cuidados com a piscina que você deve ter

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cuidados com a piscina

É inegável que ter piscina em casa é maravilhoso. Afinal, essa área se mostra uma opção de lazer e relaxamento ao seu dispor, para reunir os amigos, família e curtir aquele dia de sol.

Mas vale alertar para o fato de que sua piscina pode deixar de ser uma opção atraente caso não seja bem cuidada.

Quem tem piscina deve estar sempre atento para algumas obrigações relacionadas à manutenção, que garantem a limpeza e a segurança dos banhistas em uma água mais saudável. Que tal saber quais os principais cuidados com a piscina que você deveria ter? Continue a leitura deste post e entenda.

1. Retire as impurezas da superfície da piscina é um dos cuidados com a piscina

Folhas, insetos, fios de cabelo, entre outros elementos, podem ser encontrados na superfície da água, boiando bem à nossa vista. Se não forem eliminados periodicamente, acumularão sujeira, que pode acabar descendo para o fundo da piscina e dificultando a remoção.

Para que isso não aconteça, o processo de peneiração é fundamental. É com essa ferramenta, a peneira cata folhas, que manualmente se retiram todas as impurezas da superfície da água.

2. Jamais dispense a aspiração e a escovação

Nem sempre a sujeira está na superfície ou mesmo está visível para os banhistas. Para cuidar da saúde da água da piscina é fundamental fazer os processos de aspiração e escovação. Esses são dois dos cuidados com a piscina mais importantes!

A aspiração do fundo da piscina deve ser feita pelo menos semanalmente, e é um processo que dura cerca de 30 minutos com o auxílio de um bom aspirador, específico para a piscina. Opte por um equipamento que, além de aspirar o fundo e remover as impurezas que se depositaram ali, também faça a escovação do fundo da piscina, garantindo maior limpeza durante uma mesma etapa da manutenção. Uma ótima ideia para facilitar e otimizar todo o trabalho de aspiração e escovação é o uso de um robô para limpeza.

A escovação elimina os resíduos mais resistentes, como as algas que podem ter se depositado no fundo do reservatório.

3. Cuide dos níveis químicos da água da piscina

Outro dos importantes cuidados com a piscina é o ajuste dos níveis químicos, ou seja, o controle do pH e a alcalinidade. Os níveis de pH devem estar entre 7.6 e 7.2, a fim de que a piscina esteja segura, e esse controle deve ser feito duas vezes por semana.

É importante que os níveis de cloro também estejam adequados para que o banho seja saudável, dentro de 1 e 3 ppm (partes por milhão)

4. Faça o processo de filtração

Para retirar as impurezas insolúveis, ou seja, aquelas que deixam a água da piscina turva (poeira, areia, entre outros), é válido realizar um processo de filtração. Para que a água esteja totalmente limpa e purificada, o processo precisa levar, no mínimo, 8 horas para piscinas residenciais e 6 horas para piscinas comerciais.

O filtro da piscina deve conter a areia adequada, porque é por meio dela que as partículas de sujeira ficam retidas para que a água retorne limpa  para a piscina. Para que a limpeza seja eficaz, vale a pena trocar a areia anualmente.

5. Cubra a piscina quando ela estiver fora de uso

Para facilitar a manutenção, outro dos bons cuidados com a piscina é investir em uma cobertura, como a capa de proteção para piscina. A capa evita que os produtos químicos que são utilizados no tratamento evaporem com mais facilidade e deixa a superfície da piscina mais protegida se folhas, flores e outros resíduos caírem sobre a área.

Com esses cinco cuidados, a sua piscina com certeza estará limpa, segura, saudável e muito mais atraente para os banhistas.

Gostou das dicas? Curta a nossa página no Facebook para acompanhar outros conteúdos!

cuidados com a piscina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×