Aprenda a cuidar da piscina no inverno e no verão

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Quem tem piscina em casa precisa manter o hábito de manutenção durante todo o ano. Afinal, conservar a água limpa vai proporcionar muito mais beleza e bem-estar em sua área de lazer.

Contudo, durante as estações pode haver uma mudança de tarefas, já que a frequência de uso também varia bastante. Enquanto as atividades manuais recebem um descanso em certas épocas, o tratamento da água deve ser feito de modo incessante.

Para saber como cuidar da piscina no inverno e no verão sem deixar nenhum procedimento de lado, acompanhe nosso post de hoje. Depois, é só aproveitar a água cristalina sempre que quiser!

Como cuidar da piscina no inverno

Mesmo se houver um aquecedor de água na piscina, seu uso costuma ser menos constante no inverno. Porém, ainda assim é necessário fazer uma manutenção periódica nessa estação, para que quando a temperatura aumentar, a piscina esteja limpa e higienizada.

A medição de alcalinidade, pH e cloro deve ser realizada até 2 vezes por semana, bem como a decantação da água. Em geral, no inverno piscina precisa de menos cloro, pois o pH varia menos com a alcalinidade.

A água deve ser filtrada normalmente, por no mínimo 8 horas ao dia em piscinas residenciais e 6 horas ao dia em piscinas comerciais.

Não se esqueça de aspirar, escovar a estrutura e peneirar resíduos, sempre que for necessário. Uma boa sugestão para cuidar da piscina nessa época é utilizar uma capa de proteção, assim essa limpeza superficial pode ser feita com menos frequência.

cuidar da piscina

Como cuidar da piscina no verão

Durante o verão, nem precisamos dizer que a utilização da piscina aumenta muito. Por isso, os cuidados devem ser mais constantes para assegurar não só a limpeza da área, mas a saúde e a segurança de todos os frequentadores.

A alcalinidade pode continuar com sua medição até 2 vezes por semana, mas o pH e o cloro devem ser verificados de duas a três vezes mensais. A decantação pode ser feita periodicamente quando for preciso, bem como a limpeza do filtro da piscina.

Cuidar da piscina no verão requer que a aspiração, a peneiração e a escovação sejam feitas mais vezes ao mês. Para definir a necessidade, deve se avaliar a regularidade de uso, o clima (se choveu bastante recentemente, por exemplo) e se todo o ambiente de lazer foi bastante utilizado, pois isso pode fazer com que detritos sejam levados para a água.

Cuidados gerais durante todo o ano

Alguns serviços de manutenção devem ser feitos durante todo o ano, seja qual for a estação. O primeiro deles é a limpeza da área externa, que inclui varrer folhas e poeira e até mesmo a lavagem, se muitos resíduos estiverem acumulados.

A limpeza das bordas com um produto específico também deve ser realizada. Do contrário, as paredes da piscina ficarão lodosas e haverá risco de água esverdeada e formação de algas.

Não deixe de observar a instrução dos fabricantes para realizar a limpeza periódica de filtros e bombas. Essa atividade deve ser feita com cuidado, para que os processos de tratamento de água sejam eficientes e a fim de que os equipamentos fiquem sempre conservados e com bom funcionamento.

Cuidar da piscina no inverno e no verão não é difícil. Basta um pouco de disciplina e dedicação para manter tudo nos conformes e garantir uma água limpa e apropriada para o uso. Você tem alguma outra dica de manutenção durante essas estações? Comente e participe!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×