Bomba de piscina: como escolher a melhor?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

bomba de piscina

A bomba de piscina tem a função de fazer a água circular dentro dela. Dessa forma, ela evita que a sujeira decante e todo o sedimento se acumule no fundo. Podemos dizer então que ela também ajuda o filtro a fazer seu trabalho. Juntos, ambos os sistemas evitam o desperdício de água, uma vez que a fazem durar mais tempo dentro da piscina.

Comprar uma bomba para a sua piscina é uma tarefa que acompanha a instalação dela. É nesse momento que surgem muitas dúvidas sobre qual modelo é melhor. Mas não se preocupe, é por isso que estamos aqui. Veja agora como escolher a melhor bomba de piscina.

Qual é o tamanho ideal?

Escolher uma bomba de piscina não é como comprar um carro. Ou seja, o mais potente não necessariamente será o melhor para você. Isso porque se ela for muito forte para a quantidade de água, provavelmente afetará o desempenho do filtro. Por isso, é importante que a potência e o tamanho dela sejam adequados à dimensão, ao volume da piscina e ao tamanho do filtro.

Quais tipos de bomba existem?

Basicamente existem dois tipos diferentes de bomba de piscina: a convencional e a de velocidade variável. A primeira delas é a mais comum em piscinas domésticas. Ela aspira a água e a carrega diretamente para o filtro. Assim que limpa, ela devolve a água limpa para a piscina.

Já o outro tipo é conhecido por uma performance inteligente, que ajuda a economizar energia. Isso porque ela é capaz de adaptar sua velocidade de funcionamento de acordo com o uso da piscina. Automaticamente, a bomba atua para que lentamente toda a água circule pelo sistema de filtragem. Por isso, além de menor energia, ela também vibra e produz menos barulho.bomba de piscina

Existem mais fatores que envolvem a escolha da bomba de piscina?

Além do volume de água, as dimensões da piscina e o tamanho do filtro, é importante que você também entenda qual é a capacidade do encanamento. Afinal de contas, se a bomba for muito forte, os canos podem não resistir à força da água. Ou, ao contrário, eles podem danificar a bomba por fazer muita força e receber menos água que o necessário.

O local onde ela será instalada é importante?

Piscinas instaladas em jardins estão sujeitas a sujeiras de todos os tipos: folhas, gravetos e até terra. Por isso, a bomba de piscina de jardins deve ter uma capacidade de atuação melhor que piscinas cobertas e instaladas em ambientes controlados.  

Como você deve ter percebido, a escolha da bomba de piscina depende de diversos fatores. Majoritariamente eles são: o volume de água, o tamanho da piscina, o local onde ela será instalada, a potência do encanamento e a capacidade do filtro escolhido por você. Por isso, se você tiver dúvidas, não hesite em procurar a ajuda de profissionais.

Acima de tudo, é fundamental que essa seja a escolha mais correta possível. Afinal de contas, a bomba ajudará a manter a sua piscina sempre limpa, mas você não quer fazer isso às custas das contas de água e energia elétrica, não é mesmo?

Ficou com alguma dúvida sobre bombas de piscina? Comente aqui abaixo e iremos ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a sua piscina.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×