Como escolher o tamanho da bomba de hidromassagem para minha piscina?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

bomba de hidromassagem

A hidromassagem é um recurso usado pela medicina a fim de tratar processos inflamatórios, dores musculares e outras situações patológicas. As piscinas de hidromassagem são mais comuns em clínicas de fisioterapia, mas podem ser encontradas em outros locais.

Para as residências, as pessoas costumam transformar sua banheira em um ambiente propício para a terapia, usando o equipamento adequado. Só que também é possível instalar uma bomba específica na piscina de sua casa e usufruir, assim, dos benefícios da hidromassagem, exatamente como acontece em clínicas e spas.

Claro que o equipamento deve ser maior e corretamente dimensionado para que a instalação dê certo. Quer saber mais detalhes? Veja a seguir como escolher o tamanho da bomba de hidromassagem para sua piscina!

A potência da bomba de hidromassagem

No catálogo das empresas fabricantes, você encontra a informação sobre quantos dispositivos de hidromassagem podem ser alimentados. Na maioria das vezes, uma potência de 1,5 cavalo alimenta em média 4 dispositivos.

Também é conveniente calcular a quantidade de usuários que farão uso da bomba de hidromassagem.

Algumas recomendações importantes

Jamais substitua uma motobomba por outra com potência mais alta sem antes verificar as condições de vazão do sistema hidráulico, especialmente se os drenos de fundo são compatíveis com o novo equipamento para evitar riscos na segurança.

Não cumprir essa e outras normas aumentam as possibilidades de acidentes graves que podem ser fatais para adultos e crianças. É fundamental respeitar a legislação desde o projeto até a construção, instalação e manutenção dos acessórios da piscina.

Os drenos precisam passar por manutenções periódicas, bem como as grades de fundo.

Outra recomendação é inspecionar as condições da grade de proteção e respeitar o volume máximo de vazão determinado pelo fabricante dos acessórios que forem instalados.

bomba de hidromassagem

A quantidade de drenos

Com a bomba de hidromassagem, é importante que sejam instalados, pelo menos, dois drenos por piscina. Não importa qual o modelo do dispositivo, se é antiturbilhão ou grade.

Piscinas que têm apenas um dreno precisam de avaliação técnica que garanta as condições efetivas de segurança dela, uma vez que, não é recomendado apenas um único dreno.

O dimensionamento e a instalação

O ideal é contar com um projetista para realizar adequadamente os cálculos de dimensionamento para a instalação da bomba de hidromassagem.

O formato e o tamanho da piscina, bem como a localização dos acessórios necessários, devem ser definidos pelo projetista.  Recomenda-se que a bomba e outros dispositivos permaneçam sempre submersos. Os dispositivos de sucção precisam ser instalados nas paredes, na maior profundidade possível, garantindo desse modo o correto abastecimento de água para a motobomba.

A bomba deve contar com sistema de drenagem que possibilite a entrada e a retirada da bomba. Ela deve ser posicionada de forma que facilite a conexão dos tubos nos pontos de recalque e sucção. Assim ficará mais fácil o acesso ao pré-filtro e a manutenção em geral.

O que acha de dividir seus novos conhecimentos com outros leitores? Compartilhe este post nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog.

bomba de hidromassagem

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×