Como escolher o trocador de calor certo para sua piscina?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

trocador de calor

As piscinas são excelentes formas de nos refrescarmos durante o verão. Nada melhor que mergulhar na água fria quando o sol está forte e bronzeando a pele. Mas quando a temperatura já não está mais tão alta e a vontade de nadar permanece, não é agradável pular na água gelada. Muito menos permanecer lá dentro enquanto relaxa. Por isso, muitos preferem instalar trocadores de calor em suas piscinas. Eles podem simplesmente quebrar o frio, ou transformá-las em grandes banheiras quentes.

Para te ajudar a fazer a escolha perfeita, preparamos um guia completo. Continue lendo este artigo até o final e entenda como escolher um trocador de calor ideal para a sua piscina.

O que é um trocador de calor?

Um trocador de calor é um sistema usado para manter a piscina aquecida. Ele aquece a água por meio de um sistema de passagem onde dois tubos trocam calor e devolvem a água quente para a piscina. Ele é controlado digitalmente. Ou seja, você especifica a temperatura que quer atingir e quando isso acontece, ele para de funcionar. Dessa forma, você poderá economizar até 70% do que gastaria com os aquecedores comuns. Quando ela já estiver na temperatura ideal, basta usar capas térmicas e de proteção e você terá uma piscina perfeita para relaxar.trocador de calor

Qual é o tamanho da sua piscina?

Para aquecer toda a água de uma piscina é necessário tempo. Se esquentar a água para um cafezinho demora alguns minutos, imagine uma piscina inteira. Por isso, é natural concluirmos que quanto maior a capacidade do aquecedor, mais rápido será para esquentar toda a água. Entretanto, também é preciso levar em consideração o fato de que não queremos ferver toda a piscina. Por isso, o que buscamos aqui é o equilíbrio entre a quantidade de água disponível e a capacidade do trocador de calor.

Portanto, antes de mais nada, quando for escolher o modelo do seu, tenha em mente o tamanho da sua piscina e o volume de água que ela comporta. Cada um dos modelos tem sua capacidade acertada de acordo com esses dois fatores. Desde as menores piscinas, com até 18 metros quadrados, passando pelos modelos intermediários entre 47 e 60 metros quadrados, até as maiores com 105 metros quadrados de área.

Como preparar o meu projeto para o trocador de calor?

O aquecimento da sua piscina deve fazer parte do seu projeto de instalação dessa área de lazer. Isso porque ele deve ter o seu lugar correto, preparado e designado para recebê-lo. Esses não são equipamentos grandes, mas quanto mais potentes, maiores serão. Dessa forma, o menor deles terá 70 centímetros do maior lado, enquanto o maior terá pouco mais de um metro do mesmo lado.

Um trocador de calor é tudo que a sua piscina precisava para ficar perfeita. Além dos mergulhos em dias quentes, você conseguirá prolongar o seu uso ao longo de todo o ano. Além disso, eles te ajudam a manter a conta de energia baixa. Mas é importante que você se certifique que o seu é certificado pelo INMETRO antes de instalá-lo na sua piscina.

Você está pensando em aquecer a sua piscina? Conte mais sobre as suas ideias nos comentários.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×