Como incluir uma sauna no ambiente da piscina?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

incluir uma sauna no ambiente da piscina

Você pode otimizar ainda mais o espaço de lazer de sua casa. Se ele já tem piscina, churrasqueira, bar, por que não incluir uma sauna no ambiente da piscina?

Uma sauna é um ambiente saudável para perder calorias, aliviar dores, dilatar os vasos sanguíneos, tratar problemas respiratórios, controlar a hipertensão, limpar a pele e relaxar.

Se você acha que esse processo pode ser muito complexo e caro, está enganado.

Veja como incluir uma sauna no ambiente da piscina!

Que tipos de sauna posso usar?

Para incluir uma sauna no ambiente da piscina, você pode optar pela sauna a vapor ou pela sauna seca.

A sauna a vapor também é chamada de “sauna úmida” ou “banho turco”. Ela gera vapor por meio de um equipamento específico, alcançando entre 40º C a 45º C. O ambiente em que a sauna é instalada deve ser revestido com materiais capazes de reter o calor.

A sauna seca também é chamada de sauna finlandesa. Deve ter revestimento de madeira e seu aquecimento se dá por meio de eletricidade. Existe calor sem umidade, sendo ideal para os dias mais frios. A temperatura varia entre 60º C a 80º C.

Como incluir uma sauna no ambiente da piscina do tipo “sauna a vapor”?

O espaço onde a sauna será instalada deve ter um pé direito com, no máximo, 2,20 metros. Outros requisitos são: teto em declive e revestimento em azulejo, epóxi ou cerâmica.incluir uma sauna no ambiente da piscina

Depois que forem rebocadas, as paredes precisam receber revestimento de vermiculita, um produto que assegura o isolamento térmico do ambiente. A proporção ideal de vermiculita é de 5 partes para cada parte de cimento. Depois de seca a vermiculita, pode ser aplicado revestimento pelo método tradicional.

Para incluir uma sauna no ambiente da piscina, o equipamento mais importante é o gerador de vapor, que pode ser encontrado em modelos diferentes, mas consistindo basicamente em um reservatório em aço inox composto internamente por drenos e duas saídas: uma para a entrada de água e a outra para a saída de vapor.

Além do gerador, será necessário o quadro de comando (pode ser digital ou analógico) para controle de temperatura. Os acessórios podem incluir termômetros, luminárias à prova de vapor, pulverizadores e alimentadores de essência, kits de instalação para drenagem e alimentação de água no gerador de vapor.

Não se esqueça de comprar uma porta específica para saunas no modelo e material que preferir (alumínio, policarbonato, aço inox).

Como incluir uma sauna no ambiente da piscina do tipo “sauna seca”?

Nesse caso, para incluir uma sauna no ambiente da piscina, você terá que revestir o espaço com lambris de madeira seca (cedro ou mogno), respeitando dimensões conforme a potência do gerador de calor (consulte a tabela).

O isolamento térmico deve ser feito com isopor ou lã de vidro entre a parede e a madeira. Será preciso também uma grade de madeira para proteção dos usuários, disposta em torno do gerador de calor.

O gerador deve ser colocado sobre tijolos refratários que revestirão a parede até a altura dele. O bulbo sensor deve ser instalado voltado para o interior da sauna para captar a temperatura com exatidão.

A entrada de ar deverá ser posicionada atrás do gerador de calor, a 15 cm do solo e deve ter 15 cm2 no mínimo, pois assim o ar quente se dissipará mais facilmente. É preciso ainda um respiro com 10 cm2 para garantir a recirculação do ar — coloque-o na parede oposta à do gerador, abaixo 15 cm da tubulação.

Será preciso comprar: gerador de calor (equipamento que equivale a um forno em chapa de aço carbono, provido de calha para disposição das pedras, sistema de coifa, cabos de ligação e outras coisas), quadro de comando, acessórios em madeira (luminárias, encostos, grade de proteção, cabides para toalhas, baldes, termômetros, conchas), porta de madeira de cedro (com visor e puxador que abra para fora) e pedras para sauna.

Ficou com vontade de incluir uma sauna no ambiente da piscina? Aproveite os espaços e deixe sua opinião!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×