Como instalar uma cascata na sua piscina?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

como instalar uma cascata na sua piscina

As cascatas são o tipo de acessório que certamente agregam incrível valor à piscina. Essa ideia será um atrativo que embeleza sua área de lazer, mas ainda contribui para o tratamento e a oxigenação da água da piscina.

De material resistente e com boa durabilidade, a cascata na piscina proporciona uma sensação refrescante e aumenta a diversão e o relaxamento enquanto se aproveita o lugar.

Você gostaria de saber como instalar uma cascata na sua piscina? Então, o post de hoje te ajudará bastante. Traremos algumas orientações que facilitarão esse processo para que a sua piscina tenha um destaque atraente. Confira!

Saiba como instalar uma cascata na sua piscina

As cascatas podem ser de diferentes tipos. Contudo, para entender como instalar uma cascata na sua piscina você verá a seguir as etapas daquelas que são comumente mais encontradas: a cascata tubular e as cascatas de embutir, feitas de fibra.

Cascata inox

Esse tipo de cascata traz um design moderno e inovador. O primeiro passo para a instalação é definir o local em que ela vai ficar. Deixe de 5 a 7cm de tubo de PVC para fora do piso acabado. O excesso deve ser cortado.

O segundo passo é lixar a boca do tubo para dar melhor acabamento, tirando dele todas as rebarbas e eventuais pontas. Essa etapa também é fundamental para que a vedação da cascata na instalação hidráulica seja completa. Se não tiver cuidado nesse procedimento, pode ser que os anéis internos de vedação sejam rompidos ou danificados, acarretando em vazamentos.

Com isso feito, é preciso inserir o alojamento de vedação da Cascata no tubo. Quando a cascata estiver totalmente encaixada no tubo, é hora de fazer o alinhamento da base. Com a cascata alinhada, marque o local de furação a fim de fixar a base. Em seguida, remova cuidadosamente a cascata para fazer a furação do tubo.

Após a furação, coloque as buchas no furo e aí recoloque a cascata (sem girar) com os furos alinhados às buchas que estão alojadas no piso. Por fim, fixe a base no piso.

Cascata em acrílico com iluminação

As cascatas que são produzidas em acrílico e vêm com Led RGB embutido têm montagem bem simples, acompanhando as etapas das cascatas verticais tradicionais. Depois de eleger o local de instalação, deve-se chumbar a parte metálica na borda da piscina.

É importante dizer que a base ficará de 3 a 5 mm acima do piso, e você deve calcular o espaço para uma caixa de passagem ao lado da cascata. O passo seguinte é fixar a cascata na base de metal, com os parafusos e arruelas apropriados.

como instalar uma cascata na sua piscina

Cascata de embutir

A cascata de embutir deve ser instalada em uma parede externa que complemente a parede da piscina. Nessa estrutura, verifique a passagem do tubo de PVC que alimenta a motobomba e também o afastamento (de 2cm a 3cm) da boca da cascata para a parede.

É preferível que a água que alimenta a cascata venha do filtro da piscina. Deve respeitar ainda a altura para o posicionamento: ela precisa ser correta, para que o véu d’água seja perfeito. É interessante que a boca da cascata fique entre 20mm a 30mm da parede da piscina.

Encaixe a cascata na estrutura e fixe-a definitivamente. Se desejar, utilize pranchas de madeira para ajustar perfeitamente a posição da cascata, antes de encaixá-la.

Atente-se para alguns cuidados com a cascata

Além de saber como instalar uma cascata na sua piscina, é válido se informar acerca de certos cuidados para evitar problemas com o bom emprego do equipamento no futuro.

Jamais pise no bocal de saída

Escalar ou mesmo usar o bocal de saída da cascata como apoio, degrau ou plataforma para pisar pode ser muito perigoso. É inseguro para a estrutura e para quem resolver fazer isso com aquela superfície. A cascata pode ser danificada, e a pessoa pode sofrer graves acidentes.

Não coloque a cascata em cima de retornos e dispositivos

Construir ou instalar uma cascata em cima de retornos e outros dispositivos pode dificultar alguma manutenção que se fizer eventualmente necessária.

Aplique cera periodicamente

Para proteger a cascata contra as intempéries, é indicado aplicar cera na superfície. Isso ajuda a diminuir os efeitos da oxidação natural e as ações dos resíduos de produtos químicos que possam ser utilizados na piscina.

Agora que você já sabe como instalar uma cascata na sua piscina é só seguir todas as dicas e aproveitar sua mais nova atração!

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×