Como um filtro de piscina ajuda na limpeza?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

filtro de piscina

Ter uma piscina em casa é uma delícia, principalmente nos dias quentes de verão. Mas a manutenção dela deve acontecer ao longo de todo o ano. Manter a piscina limpa é fundamental para evitar que aconteça a proliferação de algas e bactérias, que podem prejudicar a sua saúde e da sua família. Além disso, nada mais chato que marcar um churrasco com os amigos e descobrir a piscina completamente suja poucas horas antes deles chegarem, não é mesmo?

Por isso, existe toda uma rotina que deve ser seguida. Ela evita que a situação fique muito grave e exija medidas drásticas para a higienização. Um dos fatores mais importantes é ter um filtro de piscina que trabalha constantemente pela limpeza da água. Entenda agora como ele faz isso.

Como funciona o filtro de piscina

A filtragem da água é feita por meio de uma areia especial. Basicamente a água é sugada para dentro do filtro, passa por essa areia e retorna para dentro da piscina. Mais detalhadamente, a areia atua como uma retenção da sujeira e de alguns produtos químicos. Essa função só pode ser realizada por produtos específicos. E, eventualmente, o filtro deverá ser limpo para que recobre sua capacidade total.

O que ele limpa exatamente

É importante salientar que o filtro de piscina não faz a descontaminação completa da água. Ou seja, ele faz uma limpeza física e não química. Isso significa que ele tirará da água as partículas suspensas como folhas, grama, impurezas e outras coisas que deixam a água turva. Por isso é tão importante deixá-lo ligado por, no mínimo, seis horas diárias. Pois esses detritos caem diariamente dentro da piscina.filtro de piscina

Como manusear o filtro de piscina

Todos os filtros para piscina possuem marcadores que indicam a necessidade de lavagem ou troca da areia. Quando esse momento chegar, é importante que você desligue a motobomba para evitar que o filtro sofra danos. Em seguida, retire a areia antiga e coloque uma nova. A frequência com que essa troca precisa ser feita deve ser de acordo com a recomendação do fabricante. Alguns falam em fazê-lo a cada três anos, outros a cada cinco anos. Mas a realidade é que à medida em que o tempo passa, pior fica a capacidade da areia. Por isso, o mais seguro é fazer isso uma vez por ano.

Como ajudar o filtro a trabalhar melhor

Como dissemos, o filtro tem um limite de purificação da água. Mas existem alguns hábitos que você pode manter para ajudá-lo a deixar a piscina limpa. Um deles é evitar entrar na água com óleos (protetores solares ou bronzeadores) no corpo. Também é legal manter uma lona protetora para diminuir a quantidade de folhas que caem na água. Ou ainda, fazer a retirada manual da sujeira antes que ela seja diluída na água.

O filtro de piscina é um acessório extremamente importante para manter a água limpa. Ele faz uso de uma areia especial para tirar da água todas as partículas de sujeira. Para tanto, é importante que ele também seja limpo dentro da frequência recomendada pelo fabricante. O seu uso ajuda a economizar água. E, acima de tudo, essa é uma forma de manter a saúde da pele das pessoas que frequentam a sua casa.

Você tem um filtro de piscina funcionando corretamente? Conte nos comentários como você realiza essa manutenção.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×