De quanto em quanto tempo você precisa filtrar a água da sua piscina?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

filtrar a água da sua piscina

A piscina de casa é um verdadeiro centralizador. Ela reúne a família e amigos em momentos de descontração, relaxamento e descanso da semana de trabalho. Para que ela esteja perfeita para o fim de semana é preciso tomar algumas providências. Ou seja, a limpeza da água deve ser feita corretamente. Caso contrário, quando seus convidados chegarem, ou o dia simplesmente amanhecer perfeito para um banho, você será tomado pela frustração.

Para te ajudar na manutenção correta e sem grandes esforços, preparamos o post de hoje. Veja agora de quanto em quanto tempo você precisa filtrar a água da sua piscina.

Como funciona o filtro de piscina

Antes de criarmos um cronograma, é importante que você entenda como funciona o filtro e todo o equipamento instalado no seu jardim. Compreendendo esse mecanismo, você será capaz de planejar melhor a manutenção da piscina, além de diagnosticar cada tipo diferente de problema que pode acontecer.

Basicamente a água é sugada para dentro do equipamento por causa da força da bomba. Quando penetra no filtro, ela passa por uma areia especial (e que deve ser trocada com uma certa frequência) que retém as impurezas. Depois disso a água é devolvida limpa para a piscina. A esse procedimento de filtrar a água da sua piscina damos o nome de “ciclo de limpeza”.

filtrar a água da sua piscina

Quanto tempo demora para filtrar a água da sua piscina

É muito importante que você saiba escolher o filtro ideal para a sua piscina. Isso vai depender das dimensões e do volume de água que ela comporta. Isso porque um filtro demasiadamente forte pode desperdiçar energia e até provocar acidentes domésticos. Por outro lado, um fraco demais não conseguirá exercer sua função plenamente.

O ideal é que o tempo de trabalho do filtro não ultrapasse 8 horas, mesmo em piscinas domésticas. Mas a recomendação da ABNT indica que o tempo ideal de filtragem é 6 horas (para piscinas comerciais) e 8 horas (para piscinas residenciais).

Com qual frequência devo filtrar a água da piscina?

A frequência para filtrar a água da sua piscina depende do uso que você dará a ela. Por exemplo, durante o verão, quando praticamente podemos nadar todos os dias devido às altas temperaturas, ela deve ser maior. Também o fabricante da bomba saberá orientá-lo corretamente, mas o ideal é que você faça isso todos os dias. O mesmo vale para piscinas aquecidas usadas ao longo de todo o ano.

Já durante o inverno, quando as temperaturas estão baixas e a piscina provavelmente está coberta, não é necessário filtrar a água tantas vezes. Na realidade, se você não tiver aquecimento e não for usá-la durante essa estação, basta prepará-la para sobreviver a esse período. Por isso, faça todo o procedimento de higienização e cubra-a corretamente. Ou seja, use a peneira e o aspirador de fundo, regule o pH e use algicidas na concentração recomendada para o volume de água da sua piscina.

Filtrar a água da sua piscina é importante para que ela fique em condições de banho. O que define a regularidade desse procedimento é o uso que você dará a ela. Por isso, entenda seus hábitos e defina uma rotina para manter a higienização sempre em dia.

Você cuida da manutenção da sua piscina por conta própria? Conte nos comentários quais são os procedimentos adotados por você.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×