É possível instalar cascatas e duchas sem obras na piscina?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina

Muitas vezes, devido a limitações financeiras ou simplesmente porque não pensaram nisso, os projetos de piscinas não contemplam todos os elementos que poderiam conter, seja para diversão, seja para aumentar a segurança.

Dessa forma, o proprietário pode ficar em dúvidas sobre a viabilidade de instalar certos acessórios posteriormente, receoso dos gastos e da necessidade de realizar obras na área de lazer.

Alguns dos possíveis acessórios são as duchas e as cascatas. Será que vale a pena instalá-las depois de um projeto já executado e que vem sendo usado há muito tempo? Será que é possível instalá-las sem obras, sem grandes reformas na piscina? É sobre esse assunto que vamos tratar neste post. Confira!

Como instalar cascatas na piscina

As cascatas podem ser de aço inox, de acrílico com LED RGB embutido, de fibra de vidro. Todos são bons materiais, que oferecem durabilidade e resistência.

Além de divertirem, as cascatas ajudam a oxigenar a água e têm um forte apelo estético. Os modelos modernos têm design mais atrativo, com formas dinâmicas.

A instalação de cascatas varia conforme o tipo, pois existem cascatas para ser instaladas no chão ou na parede ou ainda as cascatas de embutir.

Toda cascata precisa estar conectada a uma instalação hidráulica, mais precisamente na tubulação de retorno da piscina, depois do filtro e da bomba. As cascatas instaladas no chão precisam ser colocadas diretamente sobre o cano. É necessário fazer dois furos no piso para fixar a cascata através de buchas.

A cascata de parede requer quebrar pequeno trecho da parede e dar acabamento. Ela também deve ser colocada diretamente sobre a tubulação vertical que atravessa internamente a alvenaria. 

O sistema de instalação é prático, não exigindo grandes trabalhos.

A cascata de embutir requer um trabalho maior, pois ela não deve ser posicionada sobre um cano, mas instalada no interior da própria parede.

piscina

Como instalar duchas na piscina

As duchas são acessórios usados antes e depois do banho na piscina. É uma forma de evitar a contaminação da água, lavando-se antes de entrar na água. Também é uma forma de retirar a cloramina depois que sair da piscina.

Elas também contribuem para deixar o ambiente mais bonito e funcional. E, como as cascatas, dependem da instalação hidráulica,

Para instalar uma ducha, é preciso encontrar um local com as seguintes características:

  •         ponto de entrada de água fria;
  •         ralo para escoamento da água;
  •         ponto de entrada de água quente (opcional).

É possível, portanto, aproveitar a tubulação preexistente.

A praticidade das instalações

É necessário, dependendo do modelo do acessório, furar o piso ou quebrar um pedaço de alvenaria para instalar cascatas e duchas. No entanto, não é preciso fazer grandes obras para sua instalação.

A necessidade de conectar o acessório à instalação hidráulica é que requer alguma obra, mas nada que torne inviável a colocação dos acessórios.

Haverá algum trabalho maior se for preciso aumentar a tubulação preexistente. Isso acontecerá quando o encanamento disponível na casa não for suficiente para receber os equipamentos.

Mas nada disso inviabiliza a ideia. Recomenda-se, contudo, que se faça um planejamento considerando os melhores pontos para a instalação da cascata e da ducha. Assim, você não terá que arcar com custos extras e mais trabalho.

Os modelos modernos de muitos acessórios permitem uma instalação prática, relativamente rápida. Essa característica é vantajosa para quem deseja otimizar uma piscina já construída.

Sua área de lazer já conta com cascatas e duchas? A Sodramar oferece esses e muitos outros acessórios para piscinas. Ela também está nas redes sociais: aproveite para curtir sua página no Facebook!

piscina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×