É possível ter uma sauna em casa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sauna

As saunas são daqueles atrativos que enchemos a boca para falar a respeito. É como elevar a área externa da sua casa para outro nível. Não sem motivo, imóveis que têm sauna dentro costumam ter seus valores bem mais altos que o restante das casas similares. Mas você já parou para pensar se é possível ter uma dessas em casa?

Apesar de parecer um luxo para poucos, as saunas são super acessíveis e podem ser incluídas na reforma da sua área externa ou box do banheiro sem problemas. Por isso, se você sempre sonhou em ter uma na sua casa, não enrole mais. Leia este texto até o final e entenda como!

Quais são os benefícios da sauna?

De maneira simplista, quando o corpo está sob temperaturas mais altas como acontece na sauna, é como se ele entrasse em um estado febril artificial. Ou seja, ele se aquece por completo e começa a trabalhar para curar a si próprio. Na prática, dedicar alguns minutos a essa atividade tem os seguintes benefícios:

  • Elimina toxinas do corpo todo por meio do suor;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Alivia dores reumáticas e nos músculos;
  • Limpa e hidrata os poros da pele;
  • Combate o estresse e a hipertensão;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Relaxa os músculos de todo o corpo;
  • Desobstrui as vias respiratórias.

Nada mal para uma atividade extremamente prazerosa, não é mesmo?

sauna

Quais são os tipos de sauna?

Existem dois tipos básicos de sauna: a seca e a úmida. A primeira delas, conhecida como sauna finlandesa, é aquela que o equipamento esquenta o ambiente sem utilização de vapor, por isso o nome de “Sauna Seca”. É possível instalá-la com a ajuda da eletricidade. Já a segunda é conhecida como sauna turca, na qual existe a instalação de um equipamento que domina o ambiente com vapor. Esse modelo também pode ser instalado no box do banheiro.

A escolha por qualquer um dos tipos depende do gosto pessoal e das possibilidades da sua casa. Independentemente do modelo, é importante que exista uma fonte de água fria para um eventual refresco dentro do ambiente. E também que as pessoas possam entrar e sair de dentro dela facilmente.

Como instalar uma sauna em casa?

Antes de mais nada, é importante escolher qual o tipo de sauna que você terá em casa. Depois disso, deve-se construir o espaço para isso. Nesse ponto, é importante que esse ambiente seja isolado termicamente e revestido com material adequado. Nada de fazer um projeto todo em madeira sem tratamento naval. Caso contrário, em pouco tempo o seu espaço estará povoado por mofo.

O que mais devo considerar no projeto?

Existem outras coisas interessantes que podem ser consideradas no seu projeto. A primeira delas é uma ducha refrescante, que deve ser instalado do lado de fora da sauna para que as pessoas possam se refrescar depois de saírem de lá. Também é interessante pensar em uma piscina aquecida para complementar toda a experiência relaxante na sua casa.

Para ter uma sauna em casa não é preciso muito. O mais importante é que o ambiente seja projetado corretamente e todos os equipamentos instalados de forma adequada. Com tudo dentro dos parâmetros de segurança, a sua área externa estará pronta para receber visitas e ser aproveitada durante todos os dias do ano.

Você sempre sonhou em ter uma sauna em casa? Conte nos comentários o que mais você gostaria de ter instalado na sua área externa.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×