É preciso escovar a piscina regularmente? Como fazer?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 escovar a piscina

A higiene da piscina é um ponto muito importante para a manutenção e vida longa dela. Também é fundamental para a saúde dos banhistas, que terão seus corpos expostos à água. É por esse motivo que falamos tanto sobre esse assunto aqui no blog. Ele deve ser uma prioridade para todas as pessoas que possuem piscina na sua área externa.

Já tratamos de assuntos como a importância da instalação do equipamento correto, controle de pH da água e até alternativas ao cloro no tratamento. Mas você já ouviu falar que é preciso escovar a piscina?

Entenda agora como fazer isso, qual a frequência recomendada e por que essa escovação é tão importante.

Por que escovar a piscina?

Quando falamos em filtros, bombas, cloro, aspiradores para o fundo e peneiras para a superfície, estamos tratando de sujeiras químicas e as físicas em suspensão. Isto é, as primeiras são aquelas que conseguem ser combatidas com o uso de produtos químicos adequados. Já o segundo tipo, são as partículas grandes, que podem ser removidas com uso de equipamentos.

Nesse sentido, a importância em escovar a piscina vem do fato de que nem todos os tipos de sujeira podem ser removidos pelos equipamentos e produtos que mencionamos. Os rejuntes dos azulejos, por exemplo, são o ambiente perfeito para que bactérias formem colônias. Quando isso acontece, não somente a água fica contaminada, como o cloro perde parte do seu poder e a piscina pode até mesmo ficar manchada.

Como fazer a escovação de superfícies?

Se você pensou que para escovar a piscina é necessário ter um equipamento de mergulho, se acalme. Não é preciso medidas drásticas, mas sim o equipamento adequado e paciência. Atualmente, existem diversas opções de escovões para piscinas no mercado. E sim, é muito importante que você adquira um produto específico para esse fim.

 escovar a piscina

Isso porque as vassouras ou escovas de cerdas duras comuns podem ser muito abrasivas para a superfície da sua piscina. Independentemente do material usado — azulejos com rejuntes ou vinil — que pode ser danificado. A consequência disso é a formação de pequenas fissuras dentro da sua piscina, que formarão o espaço perfeito para que os microorganismos voltem a proliferar dentro da água. Se isso acontecer, a limpeza ficará cada vez mais complicada.

Qual é a frequência recomendada para escovar a piscina?

A frequência adequada para escovar a piscina vai depender do material de que ela é feita. Para os modelos revestidos com azulejos e que possuem rejunte, o ideal é fazer isso pelo menos uma vez na semana. Dessa forma, você evita que a sujeira se acumule muito e precise de limpezas mais pesadas.

Já as piscinas de vinil podem receber esse tratamento a cada quinze dias. Isso porque, por mais que pareça liso, o vinil tem texturas e, portanto, pode acumular placas de bactérias dentro da água.

O que fazer depois da escovação?

As escovas usadas para limpar a piscina podem ter cabos longos feitos de alumínio que podem ser comprados separadamente. Dessa forma, não é necessário jogar toda a água fora para realizar a escovação. Por isso, logo depois de feito o trabalho, é preciso continuar o processo de limpeza das partículas em suspensão e controle do pH. Ou seja, você terá que peneirar a superfície, aspirar o fundo, adicionar a quantidade indicada de cloro na água e ligar a bomba para que todo o conteúdo da piscina seja filtrado.

Manter a piscina limpa é uma prioridade para prolongar a vida útil dela, assim como para preservar a saúde dos banhistas. Se você nunca precisou escovar a piscina, essa é a hora de tentar. Então aproveite o fim de semana para colocar a higiene das superfícies e da água em dia.

Você tem uma rotina de limpeza da sua piscina? Conte nos comentários quais são os seus hábitos.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×