Está construindo uma piscina? Confira 4 itens essenciais para incluir no projeto

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

construindo uma piscina

Várias normas e regras regem o projeto de instalação de uma piscina. Quem vê a piscina pronta não imagina as exigências e quais são os itens essenciais para manter o funcionamento dela! Por isso, é sempre bom se informar para que a sua piscina seja segura e durável, possibilitando mais diversão por muito mais tempo.

Você está construindo uma piscina e não sabe quais são os itens imprescindíveis no seu projeto? Preste atenção às dicas deste post, que vamos te explicar!

1. O sistema de filtragem para tratamento de água é fundamental

De forma geral, se existe um sistema que não pode faltar para conservar a sua piscina limpa e segura é o sistema de filtragem e recirculação. Esse sistema é composto por itens como bomba, filtro da piscina, dispositivos de sucção e de retorno e as tubulações.

A motobomba é o ponto central do sistema. É ela que faz com que a água da piscina seja bombeada para o filtro, onde passa pelo processo de purificação. A filtragem retira as impurezas e outras partículas de sujeira que podem ficar em suspensão na água da piscina. Portanto, é fundamental para que a água esteja com bom aspecto e mais saudável para os banhistas.

O sistema deve ser escolhido de acordo com o volume de água da piscina e a forma de uso (por exemplo, se é pública ou particular).

2. Escada e corrimão são muito importantes

Facilitar o acesso das pessoas à piscina é muito importante. Especialmente se há banhistas com dificuldades de locomoção (como idosos e crianças) para utilizar essa área de lazer. A função principal da escada é viabilizar a entrada e saída da água de maneira mais segura do que se uma pessoa o fizesse pendurando-se nas bordas, por exemplo, ou por outras vias perigosas.

Vale mencionar que há escadas especiais, que podem trazer um toque especial de estética ou de segurança para seu projeto. É o caso da Escada Light, por exemplo, que é incrível para quem quer iluminar a piscina, sem fazer mudanças na estrutura. Ou a Escada Confort, que foi projetada para quem passa por dificuldades de locomoção, como idosos, obesos e gestantes.

Quem está construindo uma piscina deve analisar qual o melhor local para instalar uma escada, bem como se existe também a necessidade de um corrimão. Há vários modelos de corrimãos especiais, produzidos em aço inox polido, tanto para auxiliar na movimentação para entrar e sair da piscina (nas versões Angra, Ilha Bela e Parati, a depender do formato), quanto para ajudar nos movimentos dentro da piscina.

3. Quem está construindo uma piscina não pode se esquecer da iluminação

A iluminação de uma piscina não é uma proposta apenas de importância estética. É verdade que uma piscina iluminada à noite fica muito mais bonita. Mas a iluminação também apresenta uma função de tornar os banhos noturnos mais seguros.

Se você está construindo uma piscina e pretende prolongar o aproveitamento dela até as horas depois de que o sol já tiver ido embora, a instalação da iluminação subaquática também será algo a se pensar. Ela orienta os banhistas em seus mergulhos, evitando possíveis acidentes.

Uma boa dica é optar pelas luminárias de LED. Especialmente se a economia de energia for uma de suas prioridades.

4. Lembre-se do aspirador e dos dispositivos de aspiração

Os dispositivos de aspiração normalmente ficam nas laterais/beirada da piscina e são fundamentais para que o processo de aspiração funcione. O aspirador ajuda a manter a água limpa e o auxilia na limpeza dos cantos mais difíceis. O equipamento é conectado aos dispositivos da piscina pelo cabo telescópico, e as rodinhas em sua parte inferior permitem a movimentação dele debaixo d’água.

É muito importante que os dispositivos de aspiração estejam com tampa de fechamento automático e os drenos de sucção estejam protegidos por tampas anti-aprisionamento, a fim de evitar que os banhistas sejam sugados ou fiquem presos.

O que achou deste post? Há mais algum acessório que você não pode esquecer se estiver construindo uma piscina? Deixe aqui o seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×