Filtro para piscina: conheça a sua função

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

filtro para piscina

Quando a água da piscina está turva e cheia de impurezas não é nada convidativa para um mergulho e ainda pode ser prejudicial para os banhistas. Por isso, alguns equipamentos serão fundamentais para que a água fique de novo cristalina e limpa, adequada para o banho.

Talvez o principal deles seja o filtro para piscina. Você sabe como ele funciona?

Para saber melhor a função desse equipamento, quais os tipos e as formas de manutenção e uso, acompanhe as dicas que separamos neste post.

Qual a função do filtro para piscina?

O filtro para piscina não possui função desinfetante, mas ele contribui para a eliminação das impurezas que ficam suspensas na água. A limpeza feita por ele é física e não química.

Por exemplo, pequenas partículas, folhas, restos de grama, entre outras sujeiras podem cair diariamente na água. E é o filtro o instrumento responsável por removê-las.

É por meio de uma areia especial, que fica dentro do filtro, que a água sugada pelos drenos, aspiradores ou skimmer é limpa e assim retorna para a piscina. A areia retém a sujeira e outros produtos químicos, de maneira que devolve o aspecto higiênico e mais agradável da água. É importante saber que com qualquer nível de sujeira a água da piscina pode ser tratada.

Para que uma boa filtragem seja feita o processo deve levar no mínimo seis horas.

filtro para piscina

Quais são os tipos de filtro?

Os filtros podem ser diferentes, mas atendem à mesma função. O que muda é o material da filtragem, ou seja, como ela é feita. O modelo mais popular é o filtro de areia. Ele costuma ser o principal tipo de filtro, pois a sua durabilidade é alta e exige pouco gasto com manutenção.

O filtro de areia usa areia de sílica como elemento filtrante, que pode ficar até sete anos sem precisar ser trocada. Se a areia estiver muito dura, é o indicativo de que precisa ser substituída.

Como fazer a sua manutenção?

A limpeza do filtro para piscina deve ser feita de acordo com a frequência de uso da piscina. Por exemplo: aquelas piscinas de clubes, que são usadas continuamente, ou a piscina de uma residência que for usada muitas vezes na semana.

Nesses casos, é necessário que a manutenção seja feita regularmente. De preferência, uma vez por semana.

Quando o processo de filtração é feito, é preciso fazer a retrolavagem. Há uma válvula, que pode vir no filtro ou ser comprada à parte, para fazer a retrolavagem. Isso consiste no processo de inversão no circuito da água, quando ela passa pela areia e leva embora a sujeira que estava acumulada.

Para realizar esse processo é preciso desligar a bomba até que a circulação de água pare, e em seguida ligá-la novamente, girando a válvula de retrolavagem. Se após um longo período de filtração da água, você ainda notar resíduos, é um sinal que está na hora de fazer a manutenção.

Entendeu a função de um filtro para piscina? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta aqui nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×