Iluminação para piscina: como fazer um jogo de luzes igual de resort?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

iluminação para piscina

A ideia de ter um resort na sua piscina está em alta atualmente. Trata-se de um espaço de lazer que se destaca pelo incrível conforto oferecido e pela tecnologia acoplada ao local.

Felizmente, já é possível otimizar sua área privada de lazer, adquirindo os acessórios e recursos necessários. Isso não é tão caro quanto alguns pensam. Pode até contribuir na valorização do imóvel.

Outra vantagem é que essa otimização pode ser feita em um projeto já executado, em uma piscina já construída. Neste post, vamos mostrar como modernizar seu sistema de iluminação para piscina, fazendo um jogo de luzes igual ao de resort. Confira!

Os LEDs RGB

As luminárias LED tornaram-se famosas por sua eficiência e economia. Além de iluminarem, elas são capazes de produzir efeitos maravilhosos, principalmente na iluminação para piscina.

Um LED RGB consiste, na verdade, em um dispositivo com três LEDs encapsulados: um de cor verde (green), outro de cor azul (blue) e outro de cor vermelha (red) — daí o nome RGB.

O usuário pode ativar cada cor de forma individual, bem como é possível combinar as cores individuais para que surjam cores diferentes. Por exemplo, da mistura do vermelho com o azul resulta a cor púrpura, ou violeta. Quando se mistura o azul com o verde, resulta o ciano, também chamado de verde-água ou azul-piscina.

É uma luminária ideal para criar jogos de luz criativos e bem diferenciados. Com o comando, pode-se ajustar o nível de brilho em cada um dos LEDs, valorizando a mistura de cores.

Existem diferentes modelos de LEDs RGB, como o Hiper Led, o LED SMD, o LED COB e outros.

Os LEDs monocromáticos

Além dos LEDs RGB, existem os LEDs monocromáticos, que têm basicamente duas cores: azul ou branco. Apesar de serem mais antigos, também podem produzir alguns efeitos interessantes, principalmente se combinados com os LEDs RGB.

O monocromático combina principalmente com piscinas cujo revestimento é azul.

O comando de controle

É fundamental contar com um comando de controle para criar jogo de luzes como de um resort. A partir de uma central de controle, é possível gerenciar à distância a iluminação para piscina, criando os efeitos que desejar.

O controle de comando permite combinar LEDs de várias cores e também deixar somente uma cor. Com o dispositivo de comando também se determina o período de duração de cada cor ou mistura de cores.

Um comando muito interessante é o Four Fix com Wi-Fi. Através dele, pode-se controlar o sistema de luminárias LED por meio do smartphone, usando um aplicativo chamado Magic Home, disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS.

O comando Touch também permite o gerenciamento remoto das luminárias somente por meio de um toque no botão. 

iluminação para piscina

A iluminação para piscina pisca conforme a música

Uma forma de fazer a iluminação para piscina residencial igual à de um resort é escolhendo a função musical no comando Four Fix com Wi-Fi. Os LEDs piscam de acordo com uma música ambiente ou com alguma música que esteja tocando no smartphone.

Outra forma de escolher uma cor com o controle de comando Four Fix com Wi-Fi é apontando a câmera do celular para uma cor que se pretende alcançar a tonalidade.

Os refletores

Também é possível alcançar bons efeitos luminosos, usando refletores com lâmpadas estrategicamente posicionados. 

Existem modelos diferentes de refletores, como o refletor universal com lâmpada de iodo, o mini refletor e o mini refletor para fonte luminosa.

Essas foram algumas sugestões para fazer um jogo de luzes igual ao de resort, aprimorando a iluminação para piscina de sua casa!

Gostou das dicas com luminárias e refletores? Que tal aprender um pouco mais sobre estética e decoração? Leia sobre construção e decoração de piscinas: faça o download do e-book e aprenda mais a respeito.

iluminação para piscina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×