Limpeza da piscina: qual a periodicidade ideal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

limpeza da piscina

Uma piscina saudável requer cuidados recorrentes, tanto no tratamento da água quanto na higienização de sua estrutura e da área externa. Essas providências são válidas para qualquer época e estação do ano, e devem estar de acordo com a regularidade de uso e o clima.

Dessa forma, a água estará sempre cristalina e livre da proliferação de doenças e de resíduos que são nocivos à saúde. É preferível que algum técnico supervisione os procedimentos. Mas, se você tem conhecimento e disponibilidade de tempo, poderá fazer por conta própria.

Mas qual é a periodicidade ideal para limpeza da piscina, afinal? Bom, cada etapa de processo tem uma frequência certa a ser realizada, e é isso o que vamos mostrar agora.

O que deve ser feito diariamente?

Para começar, sua área externa de lazer deve ser limpa todos os dias: o cuidado também ajuda na limpeza da piscina. Isso não significa que você precisa lavá-la diariamente, mas deve varrer bem o espaço para evitar que folhas, galhos, poeira e pequenos insetos mortos contaminem a água.

Ainda que você cumpra essa tarefa corretamente, é muito importante retirar com a peneira os mesmos resquícios da água. Dessa forma, ela não ficará esverdeada e as chances de formação de algas e lodo serão praticamente nulas.

Quais etapas de limpeza da piscina precisam ser realizadas duas vezes por semana?

Nesse caso, o primeiro procedimento a ser realizado é a verificação do nível de pH, que deve estar entre 7.2 e 7.6. Em seguida, o mesmo precisa ser feito com o nível do cloro, que deve ser de 5 gramas para cada mil litros de água.

limpeza da piscina

O cesto do skimmer ou coadeira também precisa ser esvaziado. Toda a sujeira deve ser retirada e, se possível, o recipiente também deve ser limpo. Por fim, vem o processo mais importante: a aspiração da piscina. Ela vai garantir que qualquer sujeira que esteja no fundo seja retirada e garantir uma água bem transparente.

Quais são as etapas de manutenção semanais?

Toda semana, reserve um dia para esvaziar o cesto da bomba e verificar a pressão do filtro da piscina. Esses cuidados são responsáveis por efetivar a limpeza e a circulação da água, mantendo-a sempre adequada para o uso frequente.

Também é necessário fazer a escovação das paredes e do fundo para fazer de forma eficiente a limpeza da piscina. Como o procedimento pode resultar no desprendimento de partículas de sujeira na água, tente sincronizá-lo com a aspiração, para que elas sejam retiradas rapidamente da piscina.

E, por fim, quais são os procedimentos mensais de limpeza da piscina?

Mensalmente, a verificação do nível de alcalinidade da água deve ser feita. Ele deve estar entre 80 e 120ppm. Aproveite para verificar também a dureza cálcica, cujos níveis normais são entre 200 e 400 ppm. Se tiver dúvidas a respeito dessa etapa, consulte seu técnico de confiança.

Durante o inverno ou períodos de pouco uso, a limpeza da piscina deve ser realizada com essa mesma frequência. Mas, para diminuir o trabalho e agilizar alguns procedimentos, você pode optar por cobri-la com uma capa.

Ainda que tudo pareça muito trabalho, não se esqueça de que é essa periodicidade de limpeza da piscina que garante os momentos de diversão de sua família e amigos com muita segurança e higiene.

Tem mais alguma dica para complementar este post? Comente e participe!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×