Lista de acessórios essenciais para cuidar da piscina

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cuidar da piscina

A piscina exige cuidados especiais, pois facilmente pode se tornar repositório de bactérias e fungos, com a água suja e muitas impurezas tanto na superfície quanto acumuladas no fundo. Deve-se realizar a limpeza da água periodicamente, devendo essa limpeza ser mais frequente em piscinas que são usadas com mais frequência.

A seguir, listamos alguns acessórios essenciais para cuidar da piscina!

1. O filtro

O filtro tem a finalidade de filtrar as impurezas da água, como terra, poeira, grama e partículas em geral. Esse equipamento precisa permanecer em funcionamento por um período mínimo de seis horas, que é o tempo estimado para se efetuar uma limpeza completa na água.

Dentro do filtro, fica a areia que é utilizada para filtrar. Quando a água atravessa uma quantidade maior de camadas de areia, isso resulta em uma melhor purificação. Recomenda-se substituir essa areia a cada três anos.

2. A bomba

A bomba é um equipamento que impulsiona a circulação da água, permitindo que seja realizado o processo de filtragem. O motor do equipamento ativa os propulsores que bombeiam a água em um ciclo constante. Primeiramente, a água é sugada e a partir do tanque e levada até as tubulações. Em seguida, atravessa o filtro, onde as impurezas ficam retidas, e retoma o caminho do tanque.

Para os aquecedores de piscina, a bomba é importante também porque produz fluxo nos sistemas de aquecimento solar ou aquecimento elétrico. É utilizada ainda para ligar outros acessórios, como as cascatas.

3. O skimmer

O skimmer é outro acessório importante para cuidar da piscina. Trata-se de uma caixa pequena no formato retangular ou quadrado que permanece embutido na parede da piscina (em alguns casos, pode ser fixado com parafusos).

Como principal função, o skimmer deve aspirar a água. A água, contendo impurezas como insetos mortos e folhas, penetra no equipamento, fazendo um percurso e retornando limpa para a piscina. Os resíduos permanecem retidos no coletor no interior do aparelho.

Através de uma tampa que dá acesso a esse coletor, é possível limpá-lo das impurezas acumuladas. Esse é um cuidado que deve ser realizado periodicamente.

4. O aspirador

O aspirador também é essencial para cuidar da piscina. Sua função é aspirar impurezas no fundo da piscina. É preciso conectar a mangueira ao equipamento, prestando atenção para que nenhuma bolha de ar fique no interior da mangueira. Deve ser usado juntamente com o filtro e a bomba e logo depois da limpeza do skimmer.

É importante tomar cuidado para que, ao retirar a mangueira do aspirador, a sujeira não caia de novo na piscina.

Os aspiradores modernos já permitem aspirar e escovar ao mesmo tempo, o que é mais vantajoso para o usuário.

5. A peneira cata-folha é essencial para cuidar da piscina

É um acessório simples, mas muito útil para quem deseja manter sua piscina sempre limpa. É comum caírem folhas e outras impurezas que ficam na superfície da água, mas com a peneira cata-folha, é possível limpar a água facilmente.

Dispondo de uma rede fina, o produto faz com que as folhas e outros resíduos superficiais fiquem presos na malha e sejam retirados da piscina.

Com a ajuda de uma pá, a peneira também facilita a retirada de objetos que ficam no fundo da água.

6. A escova e o cabo telescópico

A escova é um acessório que serve para escovar as paredes, o fundo e os cantos da piscina. Basta prender a ela um cabo telescópico para facilitar o serviço.

As escovas podem ser aplicadas em qualquer tipo de piscina, seja de vinil, seja de fibra, seja de alvenaria. Trata-se de um produto que pode ser usado diariamente.

Quanto ao formato, existem escovas curvas e retas, de diferentes tamanhos.

Já conta com esses acessórios para cuidar da piscina? Que outro acessório tem o hábito de usar? Faça seu comentário!

cuidar da piscina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×