Passo a passo de como tratar a água da sua piscina

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Tratar a água da sua piscina não é uma opção. Essa é uma tarefa que deve ser feita com cuidado e que reflete a sua responsabilidade com a durabilidade da piscina, do equipamento e da qualidade. Também é um ato de cuidado com as pessoas que frequentam a sua casa para aproveitar a água da sua piscina perfeita.

Pensando nisso, e para que não existam mais dúvidas, preparamos um passo a passo completo com todas as etapas para que você consiga tratar a água da sua piscina sem problemas. Leia até o final e entenda.

Comece limpando o entorno da piscina

Antes de mais nada, até mesmo de chegar perto da água da sua piscina, é preciso limpar o entorno dela. Isso impede que folhas, galhos e até pedaços da grama caiam na água quando você já tiver limpado essa parte. Nesse ponto, vale usar o recurso que você preferir, desde uma simples vassoura até um aspirador para área externa.

Limpe a coadeira ou skimmer

O skimmer, ou coadeira, é um equipamento que fica próximo à borda da piscina e que impede a entrada de sujeiras grandes pela tubulação. Ou seja, tudo aquilo que poderia danificar a bomba é retido ali. Por isso, é preciso limpar essa parte do seu equipamento manualmente. Retire toda a sujeira que estiver lá dentro e siga para o próximo passo.

tratar a água da sua piscina

Passe a peneira em toda a sujeira suspensa

O próximo passo para tratar a água da sua piscina é peneirar toda a sujeira que estiver suspensa na água. Podem ser folhas, gravetos, insetos e todos os objetos que estejam boiando. Para tanto, use a peneira com um cabo longo para alcançar as partes centrais da piscina.

Faça a escovação de todo o revestimento

A escovação é uma parte fundamental para tratar a água da sua piscina e jamais deve ser deixada de lado. Ela tira os resíduos que se acumulam nas paredes e nos fundos. Quando essa etapa é negligenciada, a limpeza se torna cada vez mais difícil com o passar do tempo. Mas tenha cuidado e use o material apropriado para isso.

Aspire o fundo da sua piscina

Depois de escovar a piscina, você deve aspirar o fundo dela. Isso porque tudo aquilo que foi desprendido da manta vinílica ou dos azulejos estará depositado nesse local. E aqui vale um alerta: pode ser que entre a escovação e a aspiração você tenha que aplicar um produto decantador e esperar o tempo para ele fazer efeito.

Faça o controle de pH para tratar a água da sua piscina

O controle do pH é a última etapa fundamental para tratar a água da sua piscina. É ela que, de fato, promove um tratamento químico. Para tanto, você deve utilizar o kit apropriado, onde você colocará a amostra da água coletada. É esse kit que te dará parâmetros para equalizar a quantidade de cloro que será necessária. E fique atento: o cloro usado deve ser específico para esse fim, e é preciso ter bastante cuidado no manuseio dele.

Para tratar a água da sua piscina é preciso ter paciência e dedicação. Essa não é uma tarefa realizada em cinco minutos, mas definitivamente vale a pena e faz toda a diferença na qualidade da água. A dica aqui é separar um dia para fazer isso a tempo do fim de semana, quando você poderá convidar todas as pessoas mais importantes da sua vida para curtirem o dia e a noite na sua piscina.

Você conhecia esses passos para tratar a água da sua piscina? Conte nos comentários como costumava ser a sua rotina de higienização da área externa.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×