Piscina aquecida: veja o que é preciso para construir uma

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina aquecida

Durante o verão, quando os dias são mais longos e quentes, a piscina parece a coisa mais incrível do mundo. A piscina é um convite para dias deliciosos no seu entorno, sempre acompanhados da família e dos amigos. Mas durante as outras estações do ano, quando a temperatura já não é tão alta, ela parece ficar um pouco abandonada. Esse não é o caso das pessoas que têm piscina aquecida em casa. Afinal de contas, se dentro da água está quentinho, tudo muda de figura, não é mesmo?

Se você quer ter o privilégio de nadar durante o ano todo, chegou ao lugar certo. Veja agora o que é preciso para construir uma piscina aquecida na sua casa.

Instalação dos equipamentos necessários

Para qualquer tipo de piscina, aquecida ou não, é preciso instalar alguns equipamentos nela. Não basta apenas cavar um buraco e enchê-lo de água, é importante que ela seja equipada para que a sua vida seja prolongada. Por isso, o básico é que todas tenham pelo menos uma bomba e um filtro. São esses equipamentos que garantem a higiene da água. Mas especificamente para a piscina aquecida, é necessário a instalação do equipamento que trará o calor para dentro da água. Isto é, um trocador de calor de qualidade e uma manta térmica, que ajuda a manter a temperatura da água quando ela não estiver em uso.

A escolha do trocador de calor

O trocador de calor é a melhor alternativa para ter uma piscina aquecida em casa. Ele consome o mínimo de energia possível, uma vez que trabalha para aquecer a água e depois a mantém na temperatura. Esse é o sistema contrário dos aquecedores tradicionais, que sobem a temperatura, desligam e, quando a água esfria, repetem o esforço para aquecê-la novamente. Por isso, podemos dizer que essa também é uma solução sustentável.

 piscina aquecida

O ideal é que o seu trocador de calor seja escolhido após ser feito um dimensionamento de acordo com as características da piscina. Se ele for muito fraco, dificilmente conseguirá realizar o trabalho corretamente. Se for muito forte, haverá desperdício de energia.

Cuidado redobrado com a higiene da piscina aquecida

A água quentinha é o ambiente perfeito para a proliferação de algas e bactérias dentro da sua piscina. Por isso, quando optar por uma piscina aquecida em casa, mantenha cuidados redobrados com a higiene da água. Durante o verão, é importante que a água seja filtrada, o fundo aspirado e a superfície peneirada diariamente. Ao longo desse processo, não se esqueça de fazer o controle do pH da água. Se a sua piscina for mantida aquecida durante o outono e a primavera, os cuidados devem ser os mesmos do verão. Afinal de contas, as bactérias não sabem qual é a estação do ano, não é mesmo?

Atenção durante o inverno

Quem não tem piscina aquecida costuma cobrir a água durante o inverno e só olhar para ela novamente quando os dias voltarem a ser quentes. Mesmo para essas pessoas, é muito importante ter uma rotina de cuidados ativos com a água. Pelo menos uma vez por semana, descubra a água e cheque se a higiene está de acordo com o recomendado. Mas se você tem uma piscina aquecida em casa, o cenário muda. Nessa época, por mais que não a usemos tanto, a piscina deve ser sempre um ponto de atenção.

Ter uma piscina aquecida em casa é uma delícia. Para tanto, é preciso instalar os equipamentos de Trocador de Calor necessários e sempre cobrí-la com uma manta térmica depois do uso. Além disso, é fundamental ter cuidados redobrados com a higiene para evitar que a água fique contaminada e imprópria para o banho.

Você tem vontade de ter uma piscina aquecida em casa? Conte nos comentários como seria a sua área externa dos sonhos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×