Piscina suja: 4 sinais que indicam que a sua piscina precisa de atenção

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina suja

Manter sua piscina sempre limpa é uma ação necessária para garantir a saúde dos usuários e um ambiente de diversão saudável. Quer conseguir isso?

Então, fique de olho nos 4 sinais abaixo, pois eles indicam que você está com a piscina suja e precisa realizar logo uma limpeza!

1. A água esverdeada não decanta

Um indício de piscina suja é quando a água fica esverdeada, consequência da proliferação de algas. Esse problema se resolve com o decantador, que fará as algas descerem ao fundo. Mas, como as algas respiram e realizam fotossíntese, elas voltam a subir — o volume no fundo da piscina (decantador, algas, impurezas) enche-se de bolhinhas, resultantes da respiração das algas e emerge.

Para limpar a piscina suja por essa água verde que não decanta, é necessário fazer uma adição elevada de cloro (supercloração). Mas o cloro deve ser colocado algumas horas antes do decantador, ou seja, ele é uma medida preventiva.

Nesse caso, as algas morrem e descem com o decantador, não correndo mais o risco de voltar à superfície. Mas se elas sobreviverem ao cloro, aplique um algicida (tratamento de choque).

2. A água fica esbranquiçada e leitosa

Nesse caso, a piscina suja se caracteriza pela água opaca e leitosa, que pode ser resultado de diversas causas: a areia do filtro está ultrapassada; a filtragem não durou tempo suficiente; alcalinidade e pH estão muito elevados; ausência de cloro suficiente; excesso ou falta de clarificante; presença de ácido cianúrico em excesso (caso bem mais raro).

O melhor é chamar um profissional qualificado para identificar a causa real do problema e realizar a limpeza apropriada.

3. As paredes da piscina estão manchadas

Independente de qual seja o material usado na confecção da piscina (alvenaria, fibra ou vinil), as paredes podem ficar manchadas com o tempo, indicando que é necessária uma escovação na piscina suja.

Em piscinas de azulejo, porcelanato ou pastilhas, pode-se usar o tricloro em tabletes diretamente nos locais onde as manchas apareceram. Entretanto, é fundamental fazer uma escovação diária, para agilizar os resultados.

No caso de piscinas de fibra ou vinil, não se recomenda o uso de tricloro, pois podem danificar o material. Em piscinas de fibra, as manchas podem ser consideradas defeito de fabricação (fungos no material) e até ser trocadas.

Caso você se decida a efetuar a limpeza das manchas nas piscinas de fibra ou vinil, use um redutor de pH e também escove diariamente.

O período de limpeza dura, em média, 7 dias. Após o desaparecimento das manchas, é preciso fazer a aspiração da água no modo drenagem.

4. A piscina suja pode espumar

É verdade. Uma piscina suja pode espumar devido à presença de matéria orgânica na água. O cloro livre oxida essa matéria e é preciso medir seu nível. Para medir a quantidade de cloro livre, deve-se usar uma fita testes (o kit testes mede o nível de cloro total) e, caso o nível seja inferior a 1 ppm, está muito baixo.

Produtos químicos em excesso (decantadores, limpa-bordas) também podem fazer a água espumar. É importante regular o pH e a quantidade de cloro e fazer filtração pelo skimmer.

Outra causa pode ser problema no skimmer (funcionamento inadequado, sujeira). O skimmer remove impurezas flutuantes, bolhas e espuma.

Você poderá, em um primeiro momento, usar uma peneira cata-folha sobre a superfície. Se julgar que se trata realmente de matéria orgânica, faça uma supercloração e deixe o skimmer filtrando por um período longo (6 horas pelo menos). Não deixe de conferir se o skimmer está funcionando devidamente.

Na dúvida, contrate uma empresa ou profissional especializado para avaliar e limpar a piscina suja.

Já sabia identificar sinais de uma piscina suja? Na verdade, eles são bem evidentes na maioria das vezes. Que outro sinal de sujeira você costuma perceber? Faça seu comentário.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×