Piscinas aquecidas: conheça os cuidados especiais

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Quem tem piscina em casa deseja aproveitar o espaço ao máximo. Então, quando o inverno chega, manter a água aquecida garante que os momentos de diversão não sejam deixados de lado.

A manutenção é importante em qualquer época do ano, é claro. Contudo, piscinas aquecidas exigem cuidados especiais a fim de que seu uso seja seguro e não cause nenhum problema de saúde aos usuários.

Quer saber quais são esses cuidados especiais? Então, confira a lista neste artigo e não deixe de segui-la corretamente!

Uso constante de capa térmica

O uso constante de capa térmica traz uma série de vantagens para piscinas aquecidas. A mais óbvia, é claro, será a conservação da temperatura da água de sua área de lazer. Outra grande vantagem é em relação à limpeza: uma vez coberta, a água retém muito menos detritos, como folhas, galhos e poeira. Assim, ela se mantém quentinha e apropriada para o banho por muito mais tempo.

Com a água menos suja, a manutenção da piscina será mais rápida e econômica. Há economia no uso de produtos químicos, pois é diminuída a evaporação da água. Há também a economia no consumo de energia, visto que o trocador de calor será menos acionado. E isso traz maior vida útil para o equipamento, devido à sua utilização em menor escala.

Manutenção periódica do equipamento

A manutenção do equipamento que aquece a piscina também é muito importante e deve ser realizada com certa periodicidade. Porém, vale dizer que ela não será rotineira: na maioria das vezes ocorrerá de maneira preventiva, apenas a fim de identificar se todo o sistema está em pleno funcionamento e se o padrão de qualidade de execução permanece.

piscinas aquecidas

Se algo errado for identificado, ela poderá ser considerada como corretiva. Ou seja, eventuais consertos e trocas de dispositivos ou aparelhos serão realizados para reativar o equipamento e recuperá-lo. Dessa forma, ele continuará com bom desempenho e uma vida útil satisfatória.

Regulagem de temperatura

A medição da temperatura de piscinas aquecidas é feita por meio de um termostato, e o controle e a programação são realizados por meio do comando digital. A temperatura da piscina pode ser programada de 28°C até 34°C.

Manutenção em piscinas aquecidas

Além de todos esses cuidados específicos para piscinas aquecidas, a manutenção diária de praxe deve ser sempre realizada. Reserve todos os dias alguns minutos para passar a peneira na superfície e retire folhas, detritos e insetos mortos que ficam boiando.

Semanalmente, a bomba deve ter seu cesto limpo para retirar o excesso de resíduos que atrapalham suas atividades. Os filtros também devem receber limpeza periodicamente. Geralmente, possuem funções de retrolavagem e enxágue para agilizar e facilitar o procedimento.

Para finalizar, realize uma boa aspiração na piscina. E pronto! Seguir todos esses passos assegura que as piscinas aquecidas se mantenham limpas e bonitas para receber seus amigos e familiares em qualquer época do ano.

Gostou dessas dicas? Conhece algum cuidado que ficou de fora da lista? Deixe um comentário abaixo  e compartilhe seus conhecimentos a respeito do assunto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×