Piscinas de vinil: saiba quais acessórios são importantes para manutenção

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Muita gente acha que a manutenção da piscina é simples e que basta remover insetos e folhas da superfície da água. Mas somente essa iniciativa não é suficiente para garantir higiene e a saúde dos frequentadores. É preciso ir mais além e ter muito cuidado para que cada etapa seja cumprida com qualidade.

As piscinas de vinil são itens práticos e bonitos, e por isso seus proprietários devem ficar atentos ao uso correto dos equipamentos certos para manter o máximo aproveitamento de sua área de lazer. Conheça neste artigo quais são os acessórios mais importantes para a manutenção das piscinas de vinil e prepare-se para a tarefa!.   

Escovas ajudam na conservação da superfície

Dentre as maiores vantagens das piscinas de vinil, está a sua superfície lisa. Ela impede que algas e bactérias se acumulem tanto nas paredes quanto no fundo, o que deixa a água limpa por mais tempo.

Porém, ainda assim é preciso fazer a limpeza dessas áreas com uma escova macia, que tenha as extremidades arredondadas de modo a não estragar o vinil. Não use abrasivos ou escovas de aço, do contrário, o dano é garantido.

O aspirador é fundamental para retirar resíduos

Depois da escovação, a próxima etapa da limpeza de piscinas de vinil deve ser feita com um aspirador. Porém, é importante alertar para o fato de que existem aspiradores específicos para as piscinas de vinil, trazendo características e capacidade peculiares para o uso nesse tipo de produto.

A mangueira do equipamento deve ser mergulhada até atingir o fundo, para que seu interior seja preenchido com água e evite o acúmulo de ar na tubulação.

piscinas de vinil

Com calma, o aspirador deve ser passado por todo o fundo, para que a retirada de resíduos seja eficaz. Esse é um processo meticuloso que deve ser feito com muita calma, para não deixar que a sujeira se misture na água.

Peneiras finalizam a retirada de sujeira

Eventualmente, galhos, insetos e folhas caem na água da piscina, e por lá permanecem até que ela seja utilizada novamente. Portanto, para evitar o acúmulo dessa sujeira, o ideal é passar a peneira periodicamente, mesmo que não seja no dia de manutenção completa.

Com essa ação, a água fica cristalina por mais tempo e os resíduos não correm risco de afundarem, dificultando a limpeza interna das piscinas de vinil. Basta ter um pouquinho de disposição para realizar o procedimento e o resultado será excelente.

Outras providências sobre a manutenção de piscinas de vinil

Além de adquirir esses equipamentos básicos, você pode conservar a área da piscina limpando sua borda com produtos adequados e fazendo o tratamento químico correto da água. Quanto mais frequente você conservar o hábito, sua piscina irá permanecer limpa, segura e saudável.

Se o seu tempo for escasso para se dedicar a isso, uma alternativa é investir em uma capa de proteção, que conservará a limpeza por mais tempo e ainda protegerá os dispositivos de aspiração e iluminação internos.

Não se esqueça de que é preciso fazer a verificação semestral dos equipamentos localizados na casa de máquinas, como a bomba e o filtro de água. Eles precisam estar em bom estado para continuarem exercendo suas atividades de maneira satisfatória e garantindo a diversão da família.

Você utiliza algum outro equipamento na manutenção de piscinas de vinil? Considera que algum desses é mais importante em todo o processo? Deixe uma dica ou a sua opinião nos comentários abaixo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×