Projeto de piscinas: 4 passos para você desenvolver formatos arrojados e fora do convencional

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

projeto de piscinas

A inovação costuma ser uma “arma” para os negócios. É certo que não são todas as inovações que funcionam, mas investir em produtos e serviços mais dinâmicos e sofisticados é uma forma de conquistar um diferencial e satisfazer os desejos do cliente.

Na verdade, no mundo moderno dos negócios, os empreendedores estão se esforçando para oferecer ao cliente mais do que aquilo que ele espera ou pede.

Na hora de fazer um projeto de piscinas, vale a pena ser muito criativo e versátil. Seguem abaixo alguns passos e dicas para que o projetista desenvolva formatos arrojados e fora do convencional!

1. Abuse das formas nos seus esboços

As formas são o grande segredo dos designs de piscinas. E existem muitas formas individuais que podem ser combinadas com equilíbrio.

A piscina comum, seja para diversão, seja para a prática de esporte ou terapia, geralmente apresenta um formato regular. Predominam os formatos retangulares, mas há muitas piscinas ovais e circulares também.

Porém, com um pouco mais de ousadia, pode-se inovar.

Círculos, quadrados, retângulos, pentágonos, hexágonos, elipses… Todas são formas interessantes que podem ser combinadas, originando um formato diferente. A criatividade do arquiteto é o seu limite!

2. Inspire-se em objetos, plantas, animais e pessoas

Também é possível aproveitar o formato de objetos e seres que já existem, como um violão, um guarda-chuva, um avião, um gato, um elefante.

Além de abusar das formas, inspirar-se em plantas, animais, objetos e até seres humanos é uma opção para desenhar projeto de piscinas.

A natureza, com suas criações espontâneas, pode dar dicas muito valiosas.

Os próprios produtos específicos para piscinas podem servir de inspiração, já que muitos apresentam designs diferenciados. Exemplo disso são as cascatas em aço inox, cujos formatos são sofisticados e interessantes, geralmente mesclando linhas retas e linhas curvas. Muitas escadas e corrimões também já apresentam formatos bem flexíveis.

projeto de piscinas

3. Dê toques de estilo e ampla criatividade

O formato também depende de acessórios para ser mais criativo e funcional. Vale a pena projetar um bom sistema de iluminação, com luminárias que, durante a noite, criem efeitos interessantes na água. As cores são importantes para a criação de efeitos luminosos que agregam valor ao formato.

Instalar uma, duas ou mais cascatas (dependendo do tamanho da área), em modelos iguais ou alternados, colaboram para complementar e otimizar o formato da piscina. Da mesma forma, é possível aproveitar outros acessórios, como escadas e corrimões. Cascatas em acrílico apresentam LEDs RGB embutidos que proporcionam efeitos maravilhosos à noite.

Aproveitar a paisagem que cerca a área de lazer é importante para definir uma configuração que seja fora do convencional, mas equilibrada.

A distribuição de elementos dentro da água, como bancos em aço inox e escada light, podem contribuir na criação de um formato mais arrojado.

Os materiais usados também ajudam na criação de uma piscina mais original, como o revestimento do piso e das paredes.

4. Avalie o projeto de piscinas de outros arquitetos

Nenhum profissional cria seus projetos do nada. Sua criatividade conta muito, mas é bom acompanhar as tendências do momento e observar o que andam fazendo os outros arquitetos. Comparar é uma forma de absorver inspiração para criar o seu próprio projeto.

E não precisa se limitar a piscinas. Qualquer projeto arquitetônico pode ser inspirador: residências, hotéis, prédios, plantas urbanas, estádios de futebol, teatros, cinemas, casa de eventos e assim por diante.

No final, a própria criatividade do arquiteto é que vai predominar. Ele terá sua própria obra, seu projeto específico, resultado de suas avaliações e de seu esforço.

Um bom projeto de piscinas é confirmado pela satisfação do cliente e pelo reconhecimento do profissional no meio em que ele atua.

O que pensa sobre formatos mais dinâmicos? Até que ponto considera que cascatas podem deixar o cenário mais arrojado? Veja como uma cascata de inox pode oferecer requinte e inovação para seus projetos!

projeto de piscinas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×