Quais produtos de limpeza de piscina tenho que usar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

produtos de limpeza

Se você tem piscina, sabe que, apesar de proporcionar muito divertimento, ela implica em cuidados regulares, não é? Uma piscina mal cuidada será foco de bactérias e fungos, de diferentes doenças. Além disso, causa uma má impressão às visitas.

Existem importantes produtos de limpeza que você pode usar para deixar sua piscina limpa e saudável para os mergulhos. Confira abaixo quais são eles!

As escovas

As escovas são acessórios muito importantes para uma limpeza mais detalhada. É possível esfregar as paredes, os cantos e o piso da piscina, usando escovas de diferentes dimensões e formatos.

O uso de escovas é fácil, bastando adaptá-la a um cabo para realizar a limpeza com esmero.

Também é possível usá-la para as bordas da piscina que podem acumular sujeira ao longo do tempo.

O que é mais trabalhoso é a remoção de sujeiras dos cantos da piscina, mas com o uso de escovas essa tarefa torna-se bem mais prática.

As escovas específicas para piscinas possuem cerdas macias e podem ser usadas em qualquer tipo de piscina: alvenaria, fibra ou vinil.

A capa de proteção

A capa de proteção é outros dos produtos de limpeza que se destaca por sua utilidade. Nos momentos em que não se está fazendo uso da água, convém proteger a piscina contra sujeiras em geral.

É muito comum a água ficar cheia de folhas das árvores próximas e insetos. Uma piscina sem proteção pode se tornar foco de micróbios causadores de problemas, como coceiras, alergias, resfriados e até piores enfermidades.

A sujeira também pode comprometer o correto funcionamento de alguns equipamentos.

Por esse motivo, são confeccionadas capas de proteção com dimensões variadas, pois permitem oferecer proteção para piscinas de tamanhos diferentes. Além disso, o próprio fornecedor pode fazer um projeto de capa personalizado para você conforme as dimensões da sua piscina.

Um dos materiais usados na confecção de capas para piscina é o laminado de PVC (reforçado com tramas de poliéster).

produtos de limpeza

O dosador de cloro

Trata-se de um produto que automatiza o tratamento da água, fazendo a diluição controlada dos tabletes de cloro. Assim, ele garante a homogeneização do produto, otimizando o processo de limpeza.

É um dos produtos de limpeza que interagem com o filtro e o aquecedor, devendo ser instalado logo depois deles. Deve ficar acima do nível da água.

O sistema ultravioleta

Consiste em um avançado sistema de desinfecção, o qual utiliza a irradiação dos raios ultravioletas com o propósito de eliminar os agentes causadores de doenças. Na Europa, a radiação ultravioleta já é usada desde o começo do século XX para desinfetar piscinas.

Apresenta a vantagem de não causar efeitos colaterais, como irritação nos olhos e na pele. Isso porque o ultravioleta diminui o uso do cloro, elimina bactérias e a cloramina, que é a causadora da irritação nos olhos e sistema respiratório, odor de cloro e o ressecamento da pele e dos cabelos.

O gerador de cloro à base de sal

Esse gerador consiste em uma mini usina doméstica que ajuda a deixar a piscina mais cristalina e saudável para banhos. A única coisa que você terá que fazer é colocar sal na piscina, e o equipamento se encarrega de transformá-lo em cloro na dosagem ideal.

O ato de jogar sal na piscina não é uma coisa constante. Isso será feito de vez em quando, e o equipamento avisa em seu painel quando há necessidade de jogar mais sal na piscina.

O cloro gerado pelo aparelho não tem cheiro forte, nem irrita a pele e os olhos. Trata-se de um produto que se paga sozinho com o tempo, pois o sal é muito mais barato do que o cloro convencional.

Os aspiradores e os filtros

Como produtos de limpeza de piscina, não podemos deixar de citar os filtros e os aspiradores. Existem diferentes tipos de aspiradores, sendo que os mais modernos permitem simultaneamente a escovação e a aspiração. O importante é encontrar o aspirador mais funcional para o seu tipo de piscina.

Neste ínterim, vale recordar que existem os chamados robôs — aspiradores automáticos e que poupam o serviço de limpeza da piscina, visto que o facilitam e automatizam.

Os filtros são equipamentos que filtram a água, removendo impurezas e deixando a água pronta para uso novamente. Podem ser produzidos em tanques termoplásticos e anticorrosivos, sendo mais resistentes às pressões internas e apresentando maior durabilidade.

Você já usa esses produtos de limpeza na piscina de sua casa? Que outro produto costuma usar? Aproveite e deixe seu comentário sobre o post!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×