Qual a importância do cloro no tratamento da água de piscina?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

tratamento da água de piscina

Quando pensamos em limpeza da área externa e no tratamento da água de piscina, imediatamente nossas mentes vão até o cloro. Esse é um produto químico usado amplamente para manter a água limpa e pronta para o banho de piscina. Mas também está associado a alguns impactos à saúde, como as alergias de pele.

Você já parou para pensar ou pesquisar sobre por que o cloro é usado nessas situações? Sabe qual é a importância dele para manter a piscina limpa?

Se você quer entender melhor como o cloro é usado e como ele é incorporado ao tratamento da água de piscina, leia este texto até o final. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto em um só lugar.

Como o cloro é usado no tratamento da água de piscina?

A rotina de limpeza da piscina começa na instalação de alguns equipamentos essenciais. Eles são a bomba e o filtro, que são instalados no momento da construção ou reforma da piscina. Também existem aqueles que são manuseados rotineiramente, como o aspirador de fundo, a peneira e até as escovas de revestimento.

Ao longo desse processo todo, existe um ponto essencial: o equilíbrio o pH da água. É nesse momento que entendemos se é preciso adicionar produtos químicos, como o cloro, para que a água esteja no pH esperado. Isso acontece para que possamos impedir artificialmente que fungos, algas e bactérias se proliferem na água e deixem a sua piscina completamente verde.

É possível diminuir a quantidade de cloro em uma piscina?

É muito comum quando entramos em piscinas de uso comum, como em hotéis, grandes condomínios ou clubes, encontrarmos águas com uma quantidade excessiva de cloro. Em alguns casos, é possível até mesmo sentir o cheiro desse produto. Isso acontece porque são muitas pessoas frequentando o local e, para os proprietários, é preciso garantir a qualidade da água.

Entretanto, esse é um problema que poderia ser resolvido com a instalação de um entre dois equipamentos possíveis: o gerador de cloro ou o Tratamento Ultravioleta.

O que é um gerador de cloro?

O gerador de cloro é um equipamento que atua diretamente no tratamento da água de piscina. Ele usa sal sem iodo como um combustível para gerar cloro. Na realidade, o que acontece é uma desinfecção da água sem a necessidade dos tabletes de cloro dentro da piscina. Na prática, a piscina fica totalmente limpa, com água cristalina, sem prejudicar a saúde dos banhistas. Definitivamente, essa é uma solução extremamente econômica.

tratamento da água de piscina

Como funciona o Tratamento Ultravioleta?

O tratamento da água de piscina com um equipamento de Ultra Violeta é uma solução para quem quer reduzir o uso de cloro. Ele é composto por uma lâmpada que emite radiação ultravioleta e que desinfeta a água. Para que ele seja realmente eficiente, é preciso que a água circule enquanto o equipamento faz seu trabalho. Na prática, a sua piscina irá usar menos cloro e também ficará sem bactérias, algas e fungos.

O tratamento da água de piscina é tradicionalmente feito pelo cloro. E esse é um método bastante eficaz para manter a água limpa e própria para o banho. Mas quando usado excessivamente, ele pode trazer problemas para a pele. Por isso, é possível substituí-lo por equipamentos que farão o mesmo tratamento, mas deixarão o cloro (ou parte dele) de fora dessa equação.

Se você quer entender um pouco mais sobre como tratar a água da sua piscina, veja o post que preparamos.

tratamento da água de piscina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×