Quer uma piscina aquecida? Entenda como funciona o trocador de calor

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

trocador de calor

Não há nada mais gostoso que uma piscina nos dias mais quentes. Mas quando a temperatura começa a cair ou o sol começa a baixar no horizonte, o que antes era um oásis, começa a parecer um pouco frio. São nesses dias que sonhamos com uma piscina aquecida, não é mesmo? Você sabia que não é preciso ajuda do sol para aquecer uma piscina?

Se você anda pensando em reformar a sua área externa, ou vai construir uma piscina em breve, fique de olho neste texto. Explicamos como funciona o trocador de calor e porquê você poderá usar a sua piscina aquecida durante o dia ou a noite, no verão ou no inverno. Entenda tudo e já planeje a instalação do seu.

O que é um trocador de calor?

O trocador de calor é o equipamento responsável pelo aquecimento da sua piscina. Ou seja, é ele que vai quebrar o gelo da água e deixá-la na temperatura escolhida por você. Ele é instalado no mesmo momento da obra que as outras máquinas da sua área externa, como a bomba e o filtro, por exemplo. Mas o ideal é que ele fique em um local aberto, com pelo menos 1 metro de distância entre ele e qualquer parede para que trabalhe da melhor forma.  

Por que optar por um trocador de calor?

Toda escolha de equipamento deve ser pensada levando dois fatores em consideração: a instalação e sua vida útil. Ou seja, a facilidade e o preço de ambas as situações. Nesse caso, o trocador de calor é a melhor opção para qualquer piscina, independentemente do tamanho. Ele é sustentável, pois usa o calor do próprio ar para aquecer a água. Por isso, não polui o meio ambiente e tem reduzido consumo de energia se comparado aos outros modelos de aquecedores.

trocador de calor

Como funciona esse equipamento?

O trocador de calor funciona de maneira bastante simples, similar às placas de aquecimento solar. A diferença é que eles não precisam do sol para funcionarem. Na realidade existem dois canos principais. Um deles é por onde a água passa, o outro passa o calor para a água. Dessa forma, toda vez que a bomba puxa o volume da piscina para dentro do trocador de calor, parte da água é aquecida.

Qual é a velocidade de aquecimento da água?

Por não usar resistências elétricas ou a gás, o trocador de calor não aquece toda uma piscina de uma hora para outra. Na realidade, dependendo da temperatura do ar, ele pode demorar cerca de três dias para elevar a temperatura programada. A vantagem desse tipo de equipamento é que ele mantém a piscina aquecida sem gastos extras. Ou seja, enquanto todos os outros aquecedores deixam que ela esfrie antes de reaquecê-la, o trocador de calor trabalha apenas na manutenção do calor.        

O que exatamente compõe um trocador de calor?

Quem opta por instalar um trocador de calor na piscina de casa tem à sua disposição um equipamento completo. Em alguns modelos, os condensadores são de titânio, que dão maior durabilidade, transmissão máxima de calor e resiste aos componentes químicos da água. Esse equipamento também tem um painel inteligente, a partir do qual é possível acompanhar todo o aquecimento da água. Também há dois tipos de termostatos, um analógico e outro digital.

O trocador de calor é um aparelho inteligente, que aquece a água da sua piscina sem poluir o meio ambiente e com o mínimo gasto possível. Com ele é possível ter água quentinha na piscina o ano todo. Já pensou em chamar os amigos para dar um mergulho noturno? Nada mal, não é mesmo? Então, não hesite e insira um trocador de calor no projeto da sua piscina.

Você gostaria de ter uma piscina aquecida em casa? Use nossa caixa de comentários para tirar todas as suas dúvidas!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×