Sauna seca ou a vapor? descubra o modelo ideal para seu projeto

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sauna seca

Saunas são daquelas coisas que sempre que temos a oportunidade, estamos lá dentro. Algumas pessoas acreditam que elas são exclusivas de clubes, hotéis ou SPAs. Mas a verdade é que é possível ter uma na sua casa. E os benefícios são inúmeros, desde o relaxamento, passando por melhorias respiratórias e musculares, até o aumento da circulação sanguínea, que por si só é o tratamento para uma série de doenças.

Pensando em tudo isso, você ficou com vontade de ter uma sauna em casa?

Se a resposta para essa pergunta for positiva, você está no lugar correto. Veja agora qual é o modelo ideal para a sua casa. Entenda se você precisa instalar uma sauna seca ou a vapor.

Como funciona a sauna seca?

A sauna seca é originária da Finlândia, um país escandinavo, cujo o clima é majoritariamente frio. Mesmo durante o verão, os finlandeses não costumam experimentar o clima tropical como o brasileiro. Entretanto, sua invenção foi muito bem recebida em todo o mundo e traz benefícios para todas as pessoas que as frequentam.

sauna seca

A grande sacada por trás da invenção da sauna seca está no fato de que, como o nome diz, não há a produção de vapor. Na realidade, o aquecimento é feito por meio de uma resistência elétrica. A temperatura nesses ambientes fica entre os 50 e os 60 graus. Para tanto, o mais indicado é que o revestimento do local seja feito com madeira tratada especialmente para suportar as variações de temperatura.

Como funciona a sauna a vapor?

A sauna a vapor é conhecida popularmente como sauna turca. Isso porque ela é praticada na Turquia há muitos séculos, onde também acontecem os banhos turcos. Nesses rituais, a pessoa permanece dentro da sauna por alguns minutos para que possa suar e eliminar as toxinas da pele. Em seguida, recebe um banho de produtos que fazem a limpeza, esfoliação e hidratação da pele. É muito comum que aconteça também uma massagem com o auxílio de óleos de tratamento.

Esse modelo de sauna é aquele no qual o calor é oriundo da água aquecida até a fervura. Isso acontece com o auxílio de aparelhos específicos, que devem ser instalados no momento que a sauna é construída. Para essa configuração, o ideal é que o ambiente seja revestido por azulejos ou por madeira tratada com vernizes navais, para suportar tamanha umidade e calor.

sauna seca

Qual é melhor: sauna seca ou a vapor?

A decisão sobre a sauna seca ou a vapor depende de dois fatores: preferência pessoal e estrutura necessária para sua instalação. Para decidir sobre o primeiro tópico é importante que você tenha a oportunidade de experimentar as duas e avaliar a sua experiência. Depois de colocar seus pontos em consideração, pense nas medidas estruturais que deverão ser tomadas em cada caso. Isto é, se você já tem uma piscina em casa, quais são as possibilidades de revestimento que se adequam melhor a sua reforma, e o espaço disponível na sua casa.

Se você tem dúvidas sobre construir uma sauna seca ou a vapor, saiba que a melhor alternativa será aquela que se encaixar, ao mesmo tempo, na sua preferência pessoal e na estrutura que você tem disponível dentro de casa. Uma boa dica é pensar no clima dos locais nos quais elas foram inventadas. É muito comum que locais quentes e úmidos optem pela sauna a vapor, enquanto aqueles mais frios e secos prefiram a sauna seca.

Pensando em todos esses pontos, qual estilo de sauna você prefere construir em casa?

sauna seca

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×