Tem criança em casa? 4 dicas para manter a área da piscina segura

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina segura

Quando chegam as férias escolares ou simplesmente os fins de semana, não tem coisa mais gostosa que aproveitar a piscina com as crianças. Podem ser os pequenininhos, que ficam na parte rasa fazendo aquela bagunça divertida, ou os mais crescidos que já sabem dar suas braçadas e se aventuram pegando brinquedos no fundo da piscina. Independentemente da idade das crianças, esses são momentos únicos e que ficam marcados na memória para sempre.

Mas para que essas brincadeiras sejam realmente divertidas, é preciso ter alguns cuidados, tanto na hora de aproveitar a água, quanto nos momentos em que vocês não estão aproveitando a área externa da casa juntos. Por isso, preparamos 4 dicas para manter a área da piscina segura. Leia este texto até o final e comece a aplicá-las.

1. Instale um cercadinho no entorno da piscina

Antes de mais nada, a providência mais importante para manter a sua piscina segura, é instalar um cercadinho no entorno dela. A cerca de proteção cria uma  barreira física que impedirá as crianças e animais de estimação de entrarem (ou caírem) na água sem supervisão. Ela deve ser colocada assim que você construir a sua piscina, ou logo que se mudar para uma casa com piscina na área externa. E para acessar a área, você terá um portão com trava de segurança. Afinal, se instalamos telas de proteção nas janelas, por que não fazer o mesmo com a sua área externa?

2. Contemple escadas acessíveis no seu projeto de piscina segura

As crianças nunca devem brincar na piscina sem a supervisão de um adulto. Entretanto, elas nem sempre sabem expressar seus problemas quando precisam de ajuda. Por isso, é importante que você contemple escadas acessíveis no seu projeto de piscina segura. Isso porque elas devem ser capazes de sair da piscina quando quiserem. Para os maiores, um modelo tradicional de aço inox com degraus duplos de segurança é suficiente. Mas se você prefere ter uma escada com degraus grandes para que os pequenos e até pessoas com mobilidade reduzida consigam sair da água com facilidade, não se esqueça de instalar um corrimão.

piscina segura

3. Escolha um piso não escorregadio para o entorno da piscina

Quando falamos em segurança na piscina, o primeiro pensamento é o risco de afogamento. Não sem motivo, essa é realmente uma situação grave. Entretanto, existem outras possibilidades de acidentes no entorno da piscina, como os tombos e escorregões. Para evitar esse tipo de situação, é fundamental que o piso no entorno da piscina seja feito de um material não escorregadio. Isto é, mesmo quando molhado, ele deve manter a aderência dos pés no chão. Sabemos que crianças gostam de correr e, por mais que estipulemos regras para que isso não aconteça, eventualmente elas podem escorregar e sofrer escoriações graves com o tombo.

4. Prepare as suas crianças para aproveitarem a piscina

Além de todos os tópicos que citamos aqui, e que estão intimamente ligados à construção da piscina, é preciso também conversar com as crianças sobre as melhores práticas para aproveitar a piscina. Isto é, as regras ajudam muito a manter tudo sob controle e a sua piscina segura. Assim que possível, ensine as crianças a nadarem e a pedirem ajuda quando sentirem medo. Também é importante deixar boias à disposição e até colocar coletes flutuantes nos menores. Acima de tudo, jamais deixe as crianças brincarem no entorno da piscina (ou dentro dela) sem a supervisão de um adulto responsável.

5. Tenha tampas anti aprisionamento do sistema de aspiração

O sistema de aspiração da piscina é o que leva a água para o filtro e o trocador de calor. E a realidade é que, quando não estão protegidos, eles podem representar riscos para os banhistas. Afinal de contas, a aspiração é bastante forte para que ela dê conta de todo o volume da piscina. Sem as tampas anti aprisionamento, os cabelos podem ficar presos, o que, nos piores casos, leva ao afogamento. Por isso, instale esses sistemas de proteção para manter a sua piscina segura.

Uma piscina segura é o local perfeito para aproveitar os dias de folga com a família. Quando tudo está sob controle, não existirão motivos para se preocupar e basta ocupar o seu tempo com a diversão. Por isso, construa a sua piscina pensando sempre na segurança dos banhistas, ensine os seus filhos a brincarem sem correrem riscos e disponibilize boias para eles.

Com todas essas informações em mente, o quão segura é a sua piscina neste momento? Conte nos comentários quais são as medidas de segurança que você aplica na sua casa!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×