Tratamento de piscina: 4 dicas para usar o gerador de cloro e ultravioleta

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

tratamento de piscina

O cloro sempre foi o produto por excelência usado para tratar a água da piscina. Um dos inconvenientes dele é a formação da cloramina, ou seja, o cloro misturado a outras substâncias. A cloramina costuma causar coceira na pele, irritação nos olhos e outros sintomas desagradáveis.

Para reduzir esse transtorno, convém colocar o cloro na quantidade correta dentro da água, evitando os excessos. O gerador de cloro à base de sal,  que produz a dosagem correta do produto, é uma solução eficaz.

Para fazer o adequado tratamento de piscina, vale dizer que o equipamento de ultravioleta trabalha em conjunto com o gerador de cloro. Veja 4 dicas para usar esses dois produtos!

1. Instale corretamente o gerador de cloro

O gerador de cloro automatiza o tratamento de piscina, proporcionando mais economia e conforto. Através do processo chamado eletrólise, ele separa o cloro do sódio, elementos químicos presentes no sal mineral (conhecido também como sal de boi).

Ele é formado principalmente pela unidade de controle e a célula eletrolítica. Outros componentes são o cabo da célula, os adaptadores, um anel, parafusos, buchas e fusíveis.

Para a correta instalação do produto, siga algumas orientações:

  • escolha um lugar bem arejado distante, pelo menos, um metro do filtro e da motobomba;
  • monte a unidade de controle na vertical, em uma parede ou um poste, com altura de um metro e meio do chão;
  • a instalação hidráulica deve respeitar a direção do fluxo de água (definida na própria célula eletrolítica);
  • a célula deve ficar na extremidade do sistema de filtração, antes do retorno da água (assim, evita-se a perda de cloro);

2. Use o sal na quantidade recomendada para tratamento de piscina

Não deixe que o equipamento trabalhe com uma quantidade de sal inferior à determinada. O produto tem uma incrível vantagem: ele avisa quando existe a necessidade de adicionar mais sal na piscina.

Com o cloro comum, o usuário precisa medir de forma manual o nível da substância. Só que, com o equipamento da Sodramar, isso não será necessário. Quando o LED do gerador estiver vermelho, é sinal de que é preciso colocar mais sal no equipamento.

tratamento de piscina

3. Complemente o uso de cloro com o ultravioleta

Você pode complementar o uso de cloro no tratamento de piscina com a utilização do equipamento de ultravioleta. Ele impede a proliferação de bactérias e micro-organismos na piscina. Dessa forma, o consumo de sal diminui drasticamente..

O ultravioleta elimina a desagradável cloramina, ou seja, não deixa resíduos, e destrói microrganismos prejudiciais rompendo seu DNA. A água fica mais cristalina sem efeitos colaterais, como a poluição ambiental.

Enfim, trata-se de um equipamento sustentável, que não agride o meio ambiente.

A utilização dos raios UV para descontaminação da água começou em 1910. Nova Iorque usa, desde 1982, lâmpadas ultravioletas para tratar água.

4. Escolha o modelo de equipamento mais adequado para sua piscina

Existem diferentes modelos de equipamento UV. Os modelos em ABS são:

Modelo SUV 35 (potência de 35 W)

Esse modelo foi desenvolvido somente para piscinas residenciais, trabalhando com uma vazão de filtro que pode alcançar, no máximo, 3.200 litros por hora.

Modelo SUV 55 (potência de 55 W)

Este modelo atende a piscinas residenciais e públicas, apresentando uma vazão maior de filtro: pode chegar até 7.500 litros por hora.

Modelo SUV 95 (potência de 95 W)

Esse modelo também foi projetado para piscinas residenciais e públicas, como de clubes e academias.

A diferença em relação ao modelo anterior é sua vazão de filtro que pode chegar a 18.000 litros por hora (mais que o dobro da vazão do modelo SUV 55).

O gerador de cloro à base de sal e o equipamento de UV são ótimas opções para você realizar com eficácia o tratamento de piscina! Usando o ultravioleta, o consumo de cloro diminuirá drasticamente!

Agora que já sabe mais sobre o gerador de cloro e ultravioleta, aproveite para conhecer outros dois equipamentos para tratar a água da piscina!

tratamento de piscina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×