4 dicas de economia com o aquecedor solar para piscina

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

placas de aquecedor solar em cima do telhado de uma casa

Tem se tornado muito comum as pessoas investirem em sistema de aquecimento para piscinas. Porém, as contas mensais de energia elétrica podem ser muito altas quando recorremos aos sistemas convencionais, pois a maioria não é sustentável, nem econômica.

Uma opção que vem se destacando é o sistema de aquecimento solar, que utiliza o sol como fonte de calor para aquecer a água da piscina e da casa. É formada por coletores solares e pelo reservatório térmico, ou boiler. No caso de ser usado somente para piscina, o reservatório é dispensável, sendo preciso apenas adquirir a quantidade de coletores solares necessários para garantir um aquecimento eficiente.

Neste post, vamos dar 4 dicas de economia que você pode aproveitar usando o aquecedor solar para piscina. Leia e fique por dentro das vantagens!

1. O sistema reduz custos com energia elétrica

Primeiramente, os custos com a própria energia elétrica tendem a cair. Os sistemas convencionais que utilizam eletricidade para manter a água aquecida geralmente consomem muito, o que contribui para deixar as contas de luz lá em cima. Se a pessoa já usa outros equipamentos que consomem muita eletricidade, como ar condicionado, a tendência é ter que pagar contas cada vez mais altas.

Ao investir em um aquecedor solar para piscina, o retorno começa a ser notado imediatamente, já que as despesas com luz já serão mais baixas logo no primeiro mês. Além disso, os custos com investimento inicial do sistema tendem a ficar mais baixos com o passar do tempo, já que a oferta de produtos está aumentando.

2. O aquecedor solar para piscinas reduz gastos operacionais

Os aquecedores solares também podem reduzir gastos operacionais da piscina. O sistema envolve um coletor responsável pelo aquecimento da água e, a partir do qual, ela entra em circulação. O coletor recebe a água depois que ela passa pelo filtro e, removendo os detritos da piscina, a circulação ocorrerá de volta à piscina com água limpa e aquecida.

Integrado ao sistema de filtragem, o sistema de aquecimento solar promove redução de custos operacionais com limpeza e tratamento.

aquecedor solar para piscina

3. O sistema de aquecimento solar requer baixa manutenção

Outra forma de economizar com o aquecedor solar para piscina é evitando gastos altos com manutenção. Os coletores são fáceis de limpar. Basta usar água e sabão neutro ou mesmo uma flanela úmida. E não é preciso fazer uma limpeza constante. Dependendo do uso, ela pode ser semestral ou anual.

Caso a pessoa não se sinta segura para ela mesma realizar a limpeza do sistema sobre o telhado, pois geralmente ele deve ser instalado sobre um local alto, ela pode chamar alguém mais preparado. Mesmo assim, considerando essa possibilidade, os gastos com manutenção ainda serão baixos, pois ela não é recorrente e não é complexa. O preço com mão de obra ainda compensará.

É importante que o aquecedor esteja limpo, pois a sujeira tende a reduzir a eficiência do sistema. Fezes de pássaros, por exemplo, podem interferir na produção do aquecedor. Mas a própria chuva, na maioria das vezes, se encarrega de deixá-lo limpo.

4. O aquecedor solar tem alta durabilidade

O período de durabilidade de um aquecedor solar é alta. Isso quer dizer que você não precisará ficar comprando muitos aquecedores devido ao desgaste ou mesmo inutilização do produto. Claro, isto depende do tratamento de água, que precisa ser adequado e manter os níveis de produtos químicos adequados.

Com um aquecedor solar para piscina, você pode economizar de diferentes formas. Pense nessas vantagens quando for escolher algum tipo de sistema de aquecimento para sua piscina. E compre apenas com a segurança de fábrica.

Aproveite para conhecer mais sobre os produtos para aquecimento que a gente oferece, visite as nossas páginas nas redes sociais. Há muitas publicações interessantes no Facebook, no Twitter e no Instagram!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×