4 produtos que não podem faltar na obra de uma piscina comercial

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Imagem de uma piscina em um clube à noite

Os projetos desenvolvidos para piscinas comerciais e residenciais coletivas devem atender a várias diretrizes e normas. Afinal, têm um porte de execução muito maior e mais necessidades específicas para uso.

Portanto, é fundamental utilizar produtos que garantam que essas exigências sejam respeitadas. Não sabe quais são eles? Descubra, neste artigo, 4 opções que não podem faltar na obra da piscina de um espaço como este!

1. Escada em aço inox, para a segurança dos frequentadores

A escada em aço inox é indispensável na obra da piscinas comerciais e das piscinas menores. No projeto do local, é fundamental que ela tenha um espaço bem definido para ser instalada.

Vale mencionar, desde já, que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a norma NBR nº 10.339/2018 – Piscina/Projeto, execução e manutenção, unificando em uma só as diversas normas de piscina. Nesta disciplina, há a especificação de capacidade máxima suportada pela escada: 100 kg para escada residencial; e 150 kg para escada comercial.

Esse item é essencial para a segurança de crianças, idosos e pessoas com maior dificuldade de locomoção, que precisam do apoio para entrar e sair da piscina. É importante lembrar de investir em um produto resistente, com corrimão firme e antiderrapante no degrau.

2. Cerca de proteção, para delimitar áreas de acesso

Em um clubes, hotéis e condomínios o fluxo de pessoas é sempre muito intenso. Por este motivo, vale a pena utilizar cercas de proteção para delimitar com maior precisão as áreas de acesso perto da piscina. Aquela mesma norma ABNT NBR nº 10.339/2018 orienta as barreiras de isolamento de acesso à piscina. No caso, às cercas devem ter 1,10 m de altura e trazer portão de fechamento e travamento automático.

obra da piscina

Leve e desmontável, o produto pode ser usado para isolar áreas que ainda estão em construção. Ou ainda para separar, efetivamente, piscinas de uso adulto e de uso infantil. A instalação de um portão é opcional, e a combinação de formas e dimensões é variada, de acordo com a proposta do projeto.

3. Tampa para dreno F.S.B, para cumprir as normas relacionadas à obra da piscina

A obra da piscina deve seguir algumas normas de segurança, como você já sabe. Uma delas é a utilização de tampa para dreno de fundo F.S.B, adaptável a qualquer tipo de estrutura de piscina.

O sistema de sucção deve conter no mínimo dois drenos de fundo, se for uma piscina de pequeno porte, à distância de ao menos 1,5 m um do outro, com grelhas anti-aprisionamento que evitam o entrelaçamento de cabelo. É muito importante dimensionar a captação da água, a fim de chegar à quantidade ideal de drenos para ter a vazão adequada e garantir a segurança de todos os usuários.

4. Acessórios para iluminação, para garantir visibilidade ampla no local

O horário de funcionamento das piscinas comerciais costumam ser bastante extenso. Afinal, há aqueles frequentadores que vão durante o dia, para tomar sol e se divertir, mas também aqueles que só têm a parte da noite para fazer suas atividades físicas.

Sendo assim, a piscina deve contar com uma iluminação exemplar. É muito importante investir em lâmpadas LED, e, em especial, em sistemas que possam ser programados para funcionar automaticamente. O Comando four fix wi-fi possui esta função, assim não há necessidade da vigilância constante de um colaborador para ligá-las. E a piscina fica sempre bem iluminada e mais segura para quem quiser nadar.

Com esses produtos, não há dúvidas de que a obra da piscina estará completa e segura, ideal para atender a grande movimentação em um clube. E que o cliente ficará bastante satisfeito, é claro!

Quer garantir ainda mais segurança para seu projeto? Veja 3 maneiras de adequar uma piscina às normas da ABNT.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×