5 dicas para dimensionar um aquecedor para piscina de clube ou condomínio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

vista da piscina com árvores no fundo

Os clubes e condomínios contam com uma infraestrutura maior, que requer um planejamento extremamente cuidadoso. Às vezes, existem mais de uma piscina e elas costumam ter maiores dimensões e oferecer mais recursos. Principalmente nos clubes, os sistemas de aquecimento são muito comuns. E os condomínios mais modernos também fazem uso desse recurso.

Um dos segredos para que o equipamento seja eficiente é o dimensionamento correto, respeitando a área da piscina (m2). Ou seja, é fundamental considerar a largura e o comprimento dela. Outra dimensão importante é o volume (m3) (largura x comprimento x profundidade).

Abaixo, vamos mostrar 5 dicas sobre dimensionamento de aquecedor para piscina em clube ou em condomínio. Descubra mais sobre o assunto!

1. O aquecedor para piscina SD

O aquecedor para piscina com condensador de titânio é o trocador de calor SD. O titânio confere mais resistência e durabilidade ao produto. O está disponível em 220 V bifásico, 220 V trifásico e 380 V trifásico.

O dimensionamento correto deve ser feito com um especialista no assunto, levando em consideração metragem cúbica, metragem quadrada, velocidade do vento, incidência solar, temperatura desejada e uso da capa térmica. Os modelos disponíveis na linha SD são:

O dimensionamento correto deve ser feito com um especialista no assunto, levando em consideração metragem cúbica, metragem quadrada, velocidade do vento, incidência solar, temperatura desejada e uso da capa térmica.

2. O trocador de calor TH

Outra boa opção de aquecedor para piscina em clubes e condomínios é o trocador horizontal (TH), que também apresenta condensador de titânio e pode ser instalado na parede, as opções de TH são:

3. O coletor solar

Outra solução, bastante sustentável, que pode ser usada individualmente ou em conjunto com o trocador de calor e ajuda a melhorar a imagem dos clubes e condomínios é o coletor solar. Ele capta a energia do sol e a envia para a piscina através da instalação hidráulica.

aquecedor para piscina

Existem coletores com diferentes áreas:

  •       CSI-2: 0,66 m2 (0,33 m de largura x 2 m de comprimento);
  •       CSI-3: 1 m2 (0,33 m de largura x 3 m de comprimento);
  •       CSI-4: 1,32 m2 (0,33 m de largura x 4 m de comprimento).

Existe uma tabela de dimensionamento eficaz para você calcular a área de coletores necessária para aquecer a piscina.

Aumento da temperatura: área dos coletores

  •         8º C: 80% da área da piscina
  •         10º C: 100% da área da piscina
  •         12º C: 120% da área da piscina.

Considere uma piscina com 32 m2 (4 x 8 metros) que precisa de um aumento de 10º C. Ela precisará de 32 m2 de coletores. Você poderá comprar, por exemplo, 32 coletores CSI-3 ou 25 coletores CSI-4.

4. A capa térmica

Quando a piscina não estiver em uso, convém mantê-la coberta para evitar a perda de calor. Por isso, recomendamos usar a capa térmica feita em material POLY, que reduz a perda de calor em até 75% e, com a absorção da radiação solar, pode aumentar a temperatura da água de 1º C a 4º C, complementando o sistema de aquecimento.

Ela pode ser ajustada a qualquer formato de piscina, basta fazer os recortes com uma tesoura. 

5. O enrolador de capa térmica

Finalmente, para evitar danos à capa térmica e facilitar sua remoção, vale a pena ter o enrolador de capa térmica em clubes e condomínios.

Ele enrola a capa automaticamente e pode ser encontrado em aço inox (para capas de até 4 x 25 metros ou 5,50 x 20 metros) e em ABS, para capas com até 4 x 25 metros.

O dimensionamento correto dos produtos é fundamental para gerar economia e eficiência nos clubes e condomínios. Como vimos, o aquecedor para piscina possui informações técnicas que facilitam a escolha conforme as dimensões da piscina.

O que achou de nossas dicas? Acha fácil fazer o dimensionamento em grandes áreas? Quer mais detalhes sobre piscinas comerciais? Veja quais novidades estão disponíveis no mercado!

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×