6 cuidados que você precisa ter antes de reformar sua piscina

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reformar sua piscina

Como anda a piscina de sua casa? Está precisando de uma reforma?

Independentemente do material usado na confecção da piscina, com o tempo, ela precisará de uma reforma, que corresponde ao “rejuvenescimento” da piscina.

Considere alguns cuidados que você deve ter antes de reformar sua piscina!

1. Observe os sinais da falta de tratamento adequado

Uma piscina de azulejo, se não receber o devido tratamento, aumenta as chances de proliferação de fungos no rejunte. O rejunte, portanto, começa a ficar escuro e encardido.

Na piscina de vinil, acontece o embranquecimento e o ressecamento do revestimento.

Já na piscina de fibra, percebe-se o embranquecimento da fibra, indicando que é necessário aplicar polimento ou uma nova pintura.

2. Fique atento ao terreno

O terreno também é um fator que você deve analisar antes de reformar sua piscina.

Caso exista lençol freático ou o terreno possa ser encharcado por água da chuva, a fibra poderá não resistir e rachar. Mas vale ressaltar que essa informação serve para todos os tipos de piscina, não somente as de fibra.

Por essa razão, em piscinas de fibra, a reforma deve ser realizada, de preferência, em estações secas.

Em piscinas de azulejo, esses riscos são bem menores.

3. Como esvaziar e limpar a piscina

Nas piscinas de azulejo ou pastilha, é necessário o esvaziamento lento, deixando um espelho de 20 cm para que a estrutura não se dilate.

Para a limpeza do rejunte das paredes e do fundo, é preciso usar escova de aço inox para não manchar a piscina.reformar sua piscina

Em seguida, é preciso esvaziar a água que sobrou e recolocar o rejunte no período mais curto possível. Com cola na água, usada para preparar o rejunte, a aderência aumenta.

No caso das piscinas de vinil, a limpeza do piso ao redor também deve ser feita.

Caso o fundo comece a se levantar durante o esvaziamento, do mesmo jeito que seria feito com qualquer piscina de outro material, é preciso suspender o trabalho e fazer um poço na lateral para drenar a água.

4. Cuidados com o vinil

Antes de reformar sua piscina de vinil, lembre que dispositivos muito ressecados racham durante a troca.

Faça as contas para evitar prejuízos maiores e veja se vale a pena fazer a troca do refletor ou skimmer, considerando o risco de o nicho se quebrar devido ao reaperto e, também, por causa da ausência de flange (elemento que une dois componentes de tubulação, facilitando a desmontagem).

5. Os cuidados com a impermeabilização e os vazamentos

Por qual motivo você vai reformar sua piscina? O revestimento precisa de reparos? Os tubos necessitam de manutenção? Está acontecendo vazamento?

Caso seja um desses o motivo para a reforma, você deve se preocupar, acima de tudo, com a impermeabilização.

Se você tem dúvidas sobre a estanqueidade da piscina, o melhor é impermeabilizar tudo novamente antes de reformar sua piscina, principalmente se for substituir o revestimento.

Fique atento também a possíveis vazamentos nos pontos de conexão das tubulações, lembrando que a limpeza e a reaplicação do rejunte não solucionam esses problemas. Pode contratar um caça-vazamentos antes da reforma, para certificar que não há problemas na rede hidráulica.

6. Os cuidados que você deve ter se for reformar sua piscina para alterar suas dimensões

Se você pretende reformar sua piscina para modificar o tamanho (maior ou menor) ou seu formato, é preciso manter a rigidez estrutural (é mais fácil reduzir que aumentar).

De qualquer maneira, consulte um engenheiro para que ele projete a melhor maneira de integrar a estrutura nova à outra. Nesses pontos de união, a impermeabilização deve ser flexível, pois os pontos estão sujeitos a rachaduras e outros esforços.

Isso porque a área em torno da piscina será revolvida e necessitará de um tempo para readquirir estabilidade. Pequenos movimentos durante esse período poderão provocar fissuras.

E agora? Sente-se mais preparado para reformar sua piscina? Deixe seu comentário sobre o post.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×