Aquecimento de piscina: como deixar minha piscina tão agradável quanto a de um thermas?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina de um clube

Aquecer a piscina é uma estratégia útil não somente para o inverno e dias mais frios. Para qualquer época do ano, contar com um bom sistema de aquecimento vale a pena. Há horários em que a temperatura cai muito, mesmo em dias quentes, em algumas localidades do país.

Além disso, sempre é bom lembrar que a água aquecida é valiosa para a saúde. Serve para tratar diferentes problemas, alguns relacionados à circulação sanguínea e aos ossos.

E não é tão difícil deixar a água de sua piscina aquecida, sabia? Veja como deixá-la tão agradável quanto a de um clube ou academia com o aquecimento de piscina ideal.

Use o trocador de calor SD para aquecimento de piscina

O trocador de calor SD tem condensador de titânio, o que representa uma grande vantagem para o usuário, pois garante mais durabilidade ao produto e resistência ao tratamento feito na água. Para que ele seja eficiente, é importante que seja dimensionado de acordo com a área de sua piscina.

Outra vantagem é que ele é muito econômico e gasta cerca de 80% menos energia elétrica que os aquecedores tradicionais. Também é mais econômico que os aquecedores a gás. Você tem duas opções para controlar o equipamento: o controlador automático e o controlador digital.

Compre o trocador de calor TH para ganhar espaço

Outra boa dica para aquecimento de piscina eficiente é o trocador de calor horizontal, ou TH (trocador horizontal). Ele também conta com condensador de titânio.

É um produto muito moderno, com design sofisticado e ideal para quem não dispõe de, ou não quer ocupar, muito espaço. Outra vantagem relevante é que produz ruídos mais baixos quando comparado aos outros aquecedores.

aquecimento de piscina

Instale coletores solares no telhado de sua casa

O sistema de aquecimento de piscina mais sustentável atualmente é o coletor solar, ou placa solar. Com sistema de sobre injeção, coletores mais modernos evitam os riscos de vazamento. Devem ser instalados em lugares altos, como os telhados, para que a captação da energia do sol seja mais eficiente.

Dos coletores, por meio da instalação hidráulica, a água aquecida é conduzida até a piscina, que funciona como um reservatório de água quente. É necessário o uso de uma bomba para garantir o ciclo de aquecimento: o envio da água fria para o sistema de aquecimento no telhado e a descida da água já aquecida para a piscina.

Esse sistema de aquecimento também deve ser dimensionado corretamente. Cada modelo de placa tem uma metragem quadrada específica. Se você deseja, por exemplo, aumentar a temperatura em 8º C, é preciso instalar 80% da área da piscina em coletores. Assim, se sua piscina tem 12 metros quadrados, você precisará de 10 coletores (80% x 12 = 9,6).

Use a capa térmica para garantir a temperatura da água

Para garantir o aquecimento da piscina por um período mais longo, é recomendado o uso de uma capa térmica. O modelo mais resistente aos furos apresenta células de ar, ou bolhas. São fabricados a partir do processo de extrusão e não de laminação.

A capa térmica consegue reduzir a perda de calor em até 75% e também consegue aumentar a temperatura da água, por meio da absorção do calor, entre 1 a 4 graus centígrados.

Utilize um enrolador para a capa térmica

Finalmente, para completar, você pode utilizar um enrolador  para remover a capa térmica e realizar o enrolamento automático. Dessa forma, não é preciso retirar e dobrar a capa, o que ajuda a diminuir o trabalho. Outra vantagem é que o enrolador ajuda a aumentar a vida útil da capa porque evita que ela entre em contato com o chão.

Com esses produtos, o aquecimento de piscina se tornará muito mais eficaz. Você pode optar por um dos três sistemas sugeridos e, para completar, comprar a capa térmica e o enrolador de capa. Dessa maneira, você terá, em sua casa, uma piscina aquecida com a mesma qualidade daquelas que existem nos clubes.

Deseja saber mais detalhes sobre alguns dos produtos citados neste artigo? Aproveite para acessar nosso blog e conferir 3 opções modernas de aquecedores para piscinas!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×