Aquecimento solar de piscinas: como funciona?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

placa de aquecimento solar

Hoje, todos procuram formas alternativas para consumir menos energia elétrica. Uma das soluções que vem se popularizando é o sistema de aquecimento solar.

É um sistema que pode ser usado também em sua área de lazer. Para isso, você precisará dimensionar o sistema para saber quantos coletores solares serão necessários para aquecer a água da piscina de modo satisfatório. Veja como funciona o aquecimento solar de piscinas!

O aquecimento solar de piscinas

O sistema de aquecimento solar de piscinas é formado por coletores solares, ou placas solares. De forma básica, cada coletor se responsabiliza por absorver a energia térmica do sol e transferi-la para a piscina.

Um conjunto de placas solares forma um painel solar. Esse painel deve ser instalado no telhado para aproveitar melhor a radiação do sol.

Por meio de instalação hidráulica, a água da piscina é succionada pelos coletores. Em contato com eles, a água passa por um aumento de temperatura e é devolvida à piscina já quente.

Trata-se, portanto, de um ciclo, em que a água fria é conduzida até o telhado, ao painel solar, e a água aquecida desce para a piscina. Para permitir que a água se eleve ao telhado, é necessário o auxílio de uma motobomba.

Vale observar que existem três modelos de placa solar:

  •       CSI-2, com 2 metros de comprimento e 33 centímetros de largura (0,66 m2);
  •       CSI-3, com 3 metros de comprimento e 33 centímetros de largura (1 m2);
  •       CSI-4, com 4 metros de comprimento e 33 centímetros de largura (1,32 m2).

aquecimento solar de piscinas

O coletor solar CDT

O coletor solar CDT é um dispositivo especial para automatizar o funcionamento do sistema de aquecimento solar. Ele liga e desliga a motobomba da piscina, de acordo com a temperatura desejada pelo usuário da piscina, e tem instalação facilitada.

O aparelho reúne ferramentas bastante práticas: termostato digital e contador interno para automatizar a bomba e os sensores de temperatura.

O dimensionamento do sistema

Para ter o aquecimento solar de piscinas ideal, você deve considerar a área da piscina e a temperatura que pretende atingir. Assim, você pode seguir o roteiro abaixo:

  •         Para aumentar a temperatura da água em 8º C, você deve instalar o equivalente a 80% da área da piscina em placas solares;
  •         Para aumentar a temperatura da água em 10º C, você deve instalar o equivalente a 100% da área da piscina em placas solares;
  •         Para aumentar a temperatura da água em 12º C, você deve instalar o equivalente a 120% da área da piscina em placas solares.

Como exemplo, vamos considerar uma piscina  quadrada de 3 m x 3 m, ou seja, uma área de 9 metros quadrados. Você quer aumentar a temperatura da água em 10º C. Aplicando a fórmula, temos: 100% x 9 = 9 m2 de placas solares. Uma sugestão é formar um painel com 9 coletores solares CSI-3.

Vamos analisar outro exemplo. A piscina tem 15 metros quadrados (5 m de comprimento x 3 m de largura). Você deseja aumentar a temperatura em 8º C. Então: 80% x 15 = 12 m2 de placas solares.

O aquecimento solar de piscinas oferece um ótimo custo-benefício, pois dispensa energia elétrica e tem elevada durabilidade, que pode chegar a 25 anos ou mais.

Agora que você conferiu como deixar sua piscina aquecida com coletores solares, aproveite para conferir 3 opções modernas de aquecedores para piscina!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×