Arquiteto projetista: saiba mais sobre projetos de aquecimento solar para piscinas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina com aquecimento

Os clientes modernos estão cada vez mais exigentes e esclarecidos. Boa parte deles se mantém atualizada sobre as novidades, especialmente as tecnológicas, e ficam sempre desejosos de projetos com design mais arrojado, que faça uso dessas novidades.

Uma palavra que determina boa parte dos projetos imobiliários atualmente, sejam residenciais, sejam comerciais, sejam industriais, é sustentabilidade. Os seus clientes provavelmente desejam adotar práticas sustentáveis em seus projetos. Talvez, alguns nem se importem muito. Mas outros, certamente, se importam bastante.

Por isso, vale a pena que um arquiteto projetista conheça bons produtos a fim de sugerir aos seus clientes, de modo que eles contem com economia e eficiência nos resultados. Que tal ficar sabendo um pouco mais sobre projetos de aquecimento solar para piscinas?

O aquecimento solar é uma tendência no mundo inteiro

Certamente, você já percebeu como os sistemas de aquecimento solar são demandados no mundo inteiro, principalmente em países norte-americanos e europeus. Aqui no Brasil, a tendência vem se consolidando, pois até o investimento inicial já está se tornando mais acessível.

Além disso, o custo-benefício vale a aquisição do sistema. Quem prioriza as soluções sustentáveis certamente se sentirá atraído por essa solução.

O sol é uma fonte de energia renovável, limpa e inesgotável. Mesmo em dias de chuva ou enevoados ainda é possível captar a radiação para aquecer a água da piscina. Em certos lugares do Brasil, a insolação está entre as maiores do mundo.

O sistema de aquecimento solar para piscinas

Ainda que o sistema de aquecimento solar seja formado pelos coletores solares e pelo reservatório, no caso de piscinas, como o arquiteto projetista sabe, é dispensável o reservatório (também chamado boiler). O dimensionamento da área da piscina é que é fundamental para definir a quantidade de coletores necessários para prover o aquecimento na medida certa.

Como os coletores geralmente são instalados no telhado da casa, eles necessitam de uma motobomba para direcionar a água, a motobomba realiza a sucção da água da piscina e empurra em direção aos coletores, após a água passar por todas as placas ela retorna para aquecida para piscina. 

arquiteto projetista

O arquiteto projetista e o coletor solar

A viabilidade ou não de aplicar o sistema de aquecimento solar cabe ao arquiteto projetista decidir. E também cabe ao cliente decidir se deseja ou não instalar em sua casa essa solução. Mas podemos sugerir alguns produtos eficientes para integrar seu projeto.

É o caso do coletor/placa solar com exclusivo sistema de sobre injeção, que evita a possibilidade de vazamentos, um verdadeiro pesadelo para todos os imóveis, já que os vazamentos geram custos que podem ser altos e também podem afetar a integridade da casa, comprometendo estruturas e, consequentemente, a segurança dos moradores.

O coletor solar Sodramar,  tem classificação A do Inmetro e possui garantia de três anos. Só se deve comprar produtos com segurança de fábrica.

Optando por esse coletor, o arquiteto projetista não terá dificuldades em relação ao dimensionamento:

  • Para um aumento de temperatura de 8º C, é preciso instalar 80% da área da piscina em placas;
  •  Para um aumento de temperatura de 10º C, é necessário instalar o equivalente a 100% da área da piscina em placas;
  • Para um aumento de 12º C, é preciso instalar 120% da área da piscina em placas.

Pois é, arquiteto projetista, com esse produto seu projeto será otimizado; e o custo-benefício vai compensar. Converse com seu cliente sobre a possibilidade de optar pelo sistema mais sustentável de aquecimento!

Aproveite e saiba mais sobre parcerias. Elas são fundamentais para o networking de qualquer profissional, ajudando a alavancar sua carreira. Veja 4 características de um bom parceiro para suas obras!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×