Como aproveitar melhor a sua sauna

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A experiência dentro de uma sauna é revigorante, trazendo muitos benefícios à saúde do usuário. Existem dois tipos: a úmida e a seca. Elas variam na temperatura e na intensidade, mas não podemos dizer que um tipo é superior ao outro. A decisão cabe ao usuário. Os turcos costumavam usar a primeira enquanto os finlandeses utilizavam a segunda.

Independentemente de qual seja o tipo, elas ajudam a tratar problemas respiratórios, alergias, problemas de pele, dores musculares, dores de cabeça e outras mazelas. Escrevemos este post no intuito de passar algumas orientações sobre como aproveitar melhor os momentos em uma sauna. Continue a leitura e descubra como fazer isso!

Tome uma ducha antes de entrar na sauna

O primeiro conselho é tomar uma ducha rápida antes de entrar no ambiente. O calor lá dentro vai te fazer suar bastante, trabalhando como um agente purificador na medida em que abre os poros de sua pele.

Tenha certeza, portanto, de que você não penetrará no ambiente com o corpo carregado de sujeiras do dia a dia. Essas sujeiras são, em geral, invisíveis, mas existem.

Tenha cuidado com a porta da sauna

Pode parecer estranho, mas é verdade. Uma regra de ouro quando se vai entrar ou sair de uma sauna é nunca deixar que a porta permaneça aberta mais que o tempo realmente necessário.

Caso a porta fique aberta muito tempo, ocorrerá queda na temperatura. Esse problema tende a aumentar quanto mais tempo a porta permanecer aberta.

Enfim, a porta do ambiente deve ficar sempre fechada. Essa é a regra. Basta se lembrar de quando você entra em locais com ar-condicionado ligado. A porta deve permanecer fechada, não é? Em um carro com ar-condicionado é do mesmo jeito: as janelas do veículo precisam ficar fechadas. Com a sauna, seja úmida ou seca, a regra é a mesma.

Um ponto importante é que a porta da sauna deve sempre abrir para o lado de fora, esta é uma questão de segurança para o usuário sair com mais facilidade em caso de alguma emergência.

sauna

Fique pelo período ideal dentro da sauna

Na verdade, não existe um tempo rigorosamente determinado para você ficar dentro do ambiente. Recomenda-se, no entanto, um período de 15 a 20 minutos. Mas tudo depende do organismos de cada um, ou seja, características pessoais também influem para o tempo de permanência.

Considere que existem usuários que conseguem ficar por um tempo bem maior enquanto outros aguentam, no máximo, 5 minutos. Não adianta tentar forçar, pois a sauna deixará de ser benéfica e será prejudicial.

Vale lembrar que os efeitos de uma sessão duram, em média, por três dias. É recomendado usar o ambiente somente duas vezes por semana. Os benefícios serão bem aproveitados.

Siga algumas recomendações para aproveitar melhor a sauna

Se você tem problemas de coração ou pressão alta, consulte seu médico antes de frequentar o local. Caso ele permita, siga as orientações dele e não permaneça mais tempo dentro do ambiente do que o período que ele recomendar.

Evite bebidas alcoólicas e comidas antes de entrar na sauna. Após a sessão, é bom repor líquidos e se alimentar, mas coma alimentos leves, como uma salada.

Você pode aromatizar o ambiente, usando um pulverizador de essências ou folhas e plantas. Em saunas secas, você deve adicionar a essência que deseja à água ou dispor folhas e plantas sobre as pedras quentes.

Fique atento ao termômetro. A temperatura comum nos banhos turcos (saunas úmidas) é de 40º C a 50º C, com a vantagem de poder respirar o vapor, que é saudável ao sistema respiratório. Na finlandesa, a temperatura geralmente nunca fica abaixo de 60º C e pode alcançar, em algumas situações, até 80º C.

Ao sair do ambiente, vale a pena uma ducha gelada, pois ajuda a contrair os vasos sanguíneos e restaurar a pressão normal, já que o calor melhora a respiração, dilata os vasos sanguíneos e faz a pressão baixar. Seguindo essas dicas, você aproveitará melhor o tempo em que ficar na sauna e não terá problemas ao sair dela!

Bem, você não precisa sair de casa para usufruir os benefícios das saunas. Você pode construir seu próprio ambiente, em sua propriedade. Veja como comprar uma sauna a vapor ideal para o espaço que você tem em casa! Lembre-se de que você só deve comprar com segurança de fábrica.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×