Como funciona o trocador de calor para piscina?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina com trocador de calor

Ter uma piscina em casa é sinônimo de lazer, conforto e qualidade de vida. E, para que ela continue a ser bem utilizada, existem vários tipos de equipamentos que complementam seus benefícios.

Por exemplo, aqueles que podem manter a água aquecida. Um dos mais populares do mercado é o trocador de calor para piscina, que tem um funcionamento prático e reúne várias outras boas vantagens.

Deseja entender melhor como ele funciona? Veja mais sobre esse assunto durante a leitura deste artigo!

Como é o funcionamento de um trocador de calor para piscina?

O trocador de calor é um equipamento interessante justamente por se mostrar bastante prático. De forma geral, pode-se explicar que a água da piscina fica aquecida com a ajuda de um sistema de passagem.

A água fria, então, atravessa dois tubos diferentes, um interno e um externo. O externo envia calor para o interno, e, ao retornar para a piscina, a água já está devidamente aquecida.

Quando esse processo é finalizado, o trocador continua em atividade somente para conservar a temperatura atingida. A temperatura da água depende do desejo do consumidor, normalmente varia entre 28° e 30°, claro para ela chegar na temperatura desejada necessita do dimensionamento correto.

trocador de calor para piscina

O que observar para que o aquecimento corra bem?

É essencial observar alguns detalhes em um trocador de calor para piscina, de modo a garantir que o aquecimento corra bem. Por exemplo, verifique se o painel inteligente da máquina permite que você acompanhe o aumento de temperatura da água.

Confira se a temperatura está de acordo com o que você considera ideal, para evitar desperdício de energia e uma água quente demais.

Depois, peça a um técnico que confira se o termostato também está em plena atividade. Ele é o dispositivo essencial que mantém a temperatura da água e, se em avaria, impede que tudo seja feito conforme o esperado.

Quais são as principais vantagens desse equipamento?

O trocador de calor para piscina apresenta muitas vantagens com sua instalação. Em primeiro lugar, é um equipamento compacto, de instalação simples e valor acessível, o que já garante um ótimo custo-benefício em relação às demais opções do mercado.

Além disso, no que diz respeito a economia de energia, ele é campeão. Isso porque consome até 80% menos energia elétrica em comparação a outros tipos de aquecedores.

Por fim, a máquina já é devidamente aprovada por importantes órgãos reguladores, como o Inmetro. Ou seja, você terá tudo o que precisa para manter a água aquecida com total segurança e eficiência, desde que compre com segurança de fábrica.

Viu só como o trocador de calor para piscina tem um funcionamento simples? Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto, pode começar a considerar a instalação de um em sua casa!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o tema com a ajuda deste artigo? Em caso positivo, aproveite para compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais e ajude a propagar essas dicas e informações.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×