Como não errar na escolha do trocador de calor para sua piscina

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina vista de cima

Ter uma piscina aquecida é sempre uma boa opção, seja no inverno, seja no verão ou em qualquer estação do ano. Afinal, mesmo quando o clima está quente, a água aquecida se presta a finalidades terapêuticas e pode ser usada em qualquer hora do dia ou da noite, quando a temperatura costuma sempre ser mais baixa.

Além disso, em certas localidades do Brasil, a temperatura costuma não aumentar muito e a piscina com sistema de aquecimento é ideal para usar em qualquer horário, principalmente no fim da tarde e durante a noite.

Existem pessoas que gostam de banhos de madrugada, depois da meia noite. E há também aqueles que apreciam um mergulho bem cedinho, quando o sol ainda nem despontou direito, por volta das quatro ou cinco horas da manhã. 

Em qualquer caso, o sistema de aquecimento é útil. O trocador de calor SD/TH é uma opção mais econômica que vale a pena comprar. Consome pouca energia e oferece excelentes resultados. É por esse motivo que vamos te dar algumas dicas de como escolher o trocador certo para sua piscina!

Dimensione corretamente o trocador de calor SD

Antes de tudo, para você não errar, é necessário dimensionar corretamente o trocador de calor SD conforme a área e a profundidade de sua piscina. O dimensionamento mal feito pode causar ineficiência do equipamento.

trocador de calor

Quanto maior a potência do equipamento (em BTU/h), maior a área que ele cobre. Digamos que sua piscina tenha 6 metros de comprimento por 3 metros de largura por 1,40 de profundidade, ou seja, é um retângulo. Para calcular a área do retângulo, usamos a fórmula: Largura x comprimento x profundidade. Portanto, nesse caso, temos: 6 x 3 x ,1,40 = 25,2 m³, além da metragem cúbica o dimensionamento do trocador de calor necessita de informações como incidência solar na piscina, velocidade do vento na região, temperatura desejada, quantas horas de utilização de capa térmica e o clima da região. Com todas estas informações um especialista com certeza irá realizar o dimensionamento correto para aquecer a piscina sem desperdício de energia elétrica.

Certifique-se da economia gerada pelo equipamento

Tenha certeza de que o trocador realmente seja econômico. O trocador SD oferece economia que pode chegar a 80% quando comparado a outros aquecedores elétricos, uma economia de 75% em relação aos aquecedores a gás propano e uma economia de 55% em relação aos equipamentos.

Além disso, você tem a possibilidade de controlar a temperatura conforme suas necessidades e desejos. Esse controle também contribui para reduzir ainda mais o consumo de energia elétrica.

Escolha um produto de alta durabilidade

Para não errar na escolha do trocador de calor, você pode escolher entre os diferentes modelos dos trocadores SD e TH. Ambos contam com condensador de titânio, que confere durabilidade ao produto e o torna resistente à oxidação e ao tratamento da água.

Opte pelo trocador TH se deseja um produto ainda mais prático

O trocador de calor SD é compacto e oferece ótimos resultados. Mas o trocador horizontal TH é o ideal para quem deseja um equipamento que ocupe o menor espaço possível e que emita ruídos mais baixos. É o que há de mais moderno em aquecimento de piscinas, com design muito sofisticado.

Ele também está disponível em vários modelos, como:

Seguindo essas dicas, você consegue escolher um bom trocador de calor para sua piscina, entre os modelos SD ou TH. Avalie qual se ajusta mais às suas necessidades e propostas de área de lazer.

Quer saber mais sobre os melhores trocadores de calor disponíveis no mercado? Então, veja mais detalhes sobre as 2 opções de trocadores de calor para seu projeto de aquecimento de piscina!

trocador de calor

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×