Construção de piscina: qual o modelo ideal para meu empreendimento?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina com borda infinita

Construir uma área de lazer não é mais um privilégio de poucos. Como a tecnologia se desenvolve rápido, ela se torna cada vez mais acessível. 

Mas antes de colocar qualquer acessório, antes de escolher um sistema de iluminação ou aquecimento, você precisa definir qual o tipo de piscina que você deseja. Isso depende do espaço em seu terreno, de qual a finalidade dela, de quanto pretende investir na construção de piscina. Veja nossas dicas!

A piscina olímpica para a prática de esportes

A construção de piscina olímpica deve seguir algumas normas. A Federação Internacional de Natação define algumas especificações para ela:

  •         Comprimento de 50 metros;
  •         Largura de 25 metros;
  •         Profundidade de 2 metros;
  •         Volume mínimo de 2,5 mil metros cúbicos;
  •         Temperatura da água em torno de 25º C a 28º C;
  •         Total mínimo de 8 raias com 2,5 metros de largura cada uma.

Trata-se de um grande investimento. Mas se esse é o seu sonho, mãos à obra! Na piscina olímpica, muitos esportistas podem treinar ao mesmo tempo.

A piscina com raia para natação

Toda piscina olímpica tem raia, mas nem toda piscina com raia é olímpica. Assim, você pode investir na construção de piscina com raia e também praticar natação. E nada impede que você a use com outras finalidades.

O espaço não precisa seguir, obrigatoriamente, aquele dos clubes, mas é necessário respeitar alguns parâmetros. Como não há padrão oficial para piscinas de lazer, recomenda-se que a piscina com raia conte com, pelo menos, 8 metros de comprimento e 2,5 metros de largura.

Os cuidados em relação a ela são os mesmos de qualquer modelo de piscina: filtragem, sistema de aquecimento, tratamento. No fundo, deve aparecer a marcação da raia para orientar o nadador.

A piscina com sauna conjugada

Esse é outro modelo que você pode adotar na construção de piscina. Trata-se de um projeto que otimiza a área de lazer e permite que você usufrua tanto os benefícios da piscina como os da sauna.

construção de piscina

A sauna conjugada em espaço fechado é muito usada em clubes e hotéis. Em palavras simples, a piscina e a sauna estão dentro de um mesmo espaço fechado. Não é uma opção muito comum em residências. Como o ambiente é fechado, o usuário da piscina não pode contemplar o espaço externo.

A sauna integrada panorâmica é mais usada em casas: uma parte da piscina fica dentro da sauna, mas o restante ocupa a área externa. Uma parede de vidro garante o fechamento e o isolamento térmico. O usuário da sauna pode mergulhar na piscina, sem a necessidade de ter contato com o ambiente externo e, da mesma maneira, o usuário que estiver na parte externa da piscina pode acessar a sauna mergulhando por baixo do vidro. De dentro da sauna, é possível apreciar a paisagem através do vidro.

Os revestimentos na construção de piscina

Vale falar também sobre os revestimentos usados nas piscinas. Um tipo comum de piscina é a de alvenaria, que pode receber revestimentos de cerâmica, azulejo, pastilhas ou fibra de vidro, vinil ou manta armada.

Todos são bons e duráveis, mas o vinil e manta armada oferece a vantagem da impermeabilização natural, o que já elimina uma das etapas na construção de piscina. É de baixo custo, com cores e estilos variados e fácil de instalar. 

Um material muito interessante é a manta armada, formada por duas lâminas de PVC-P (cloreto de polivinila) que são de longa duração. A manta também resiste à radiação UV, a manchas e arranhões. Reúne várias estampas: ceramic, creta, decorado, liso e outras. Tem rápida instalação, preço atrativo, impermeabilização total e garantia de 05 anos. Trata-se do sistema mais vantajoso do mercado moderno.

Considere essas dicas na construção de piscina. Lembre-se de buscar suporte com empresas especializadas, com certificação, que sigam sempre as normas da ABNT, certo?

Agora que você já escolheu o modelo e o revestimento ideais, aproveite para conhecer 3 dicas de segurança na construção de piscinas!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×