Dicas para adequar sua piscina a norma ABNT

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina quadrada

Passar alguns momentos do fim de semana na piscina de casa é muito gratificante. Mas acredite: assim com as piscinas públicas ou de clubes privados, a sua deve respeitar as normas atualizadas da ABNT, sobretudo a norma nº 10.339/2018.

A segurança de familiares e amigos, além da sua própria, deve sempre vir em primeiro lugar. As adequações são simples e, embora exijam certo investimento, contam com um custo-benefício que compensa bastante.

Quer saber como adequar seu espaço a essas exigências? Aqui estão as dicas principais para deixar tudo bem organizado e aproveitar seus momentos de lazer sem maiores preocupações.

1. Faça a adequação do sistema de sucção

A primeira entre as regras da ABNT para sua piscina é adequar o sistema de sucção de sua área de lazer. Trata-se de um fator que exige atenção extra, para impedir a ocorrência de acidentes. Toda piscina deve conter no mínimo dois drenos de fundo ou mais caso seja necessário,  é ideal que seja dimensionado por um especialista de acordo com a potência da bomba.

Pode-se ainda investir em drenos com maior superfície de sucção, de forma a afastar os riscos de aprisionamento de banhistas

Também é importante realizar a troca dos ralos comuns por ralos anti-aprisionamento. Eles são responsáveis por impedir que cabelos ou roupas de banho sejam sugados. Se possível, um botão de emergência próximo do sistema de circulação de água também ajuda se essa situação não puder ser evitada.

2. Invista em equipamentos salva vidas

Pode-se dizer que é bem conveniente para sua segurança que todas as bordas da piscina sejam arredondadas, a fim de evitar machucados graves em casos de impactos pequenos ou acidentais. Mas além das bordas, deve-se prestar atenção ao que acontece dentro do reservatório. Então, é válido deixar o ambiente mais seguro em relação a afogamentos com a aquisição de uma boia salva vidas e de um gancho salva vidas.

Especialmente se estamos falando de uma piscina de clube e/ou comercial. Vale também a pena adquirir caixa de primeiros socorros e um diário, no qual possam ser anotadas dia a dia as informações sobre a piscina.

piscina

3. Coloque barreiras de isolamento segundo as normas da ABNT

As normas da ABNT também indicam barreiras de isolamento obrigatórias na piscina. Ou seja, é preciso colocar grades, muretas ou cercas com portões que impeçam o acesso facilitado ao local, os portões devem estar equipados com travas de segurança automática, esta trava não permite em hipótese alguma que o portão fique aberto.

A área da piscina também deve estar totalmente indicada por sinalização visual. Isso significa que placas devem indicar normas básicas de uso, como a altura média permitida para frequentadores e a orientação sobre perfis que não devem ficar no ambiente sem acompanhamento.

4. Demarque a profundidade e instale corrimão e ralos adequados

Agora, as novas regras exigem que a demarcação da profundidade da piscina seja registrada na borda. Ela pode ser pintada, em tinta vermelha, para que a informação seja clara e acessível para qualquer pessoa.

Mais um aspecto a levar em consideração: o corrimão é um item de alta relevância para a segurança na área de lazer, já que auxilia bastante a locomoção das pessoas que usam a escada construída da piscina que não tenha um apoio. Porém, torna-se artigo obrigatório nas piscinas comerciais que já tenham escadas construídas. 

5. Atente-se para outros itens de segurança para sua área de lazer

Há muitos outros itens que podem — e devem — ser levados em conta para que você tenha uma área de lazer com alto nível de segurança. Por exemplo, a escada. O acessório deve vir especificado pelo fabricante de acordo com a norma, escadas para piscinas residenciais até 100kg e escadas para piscinas comerciais até 150kg no caso da Sodramar. Em todo caso, vale dizer que todas as piscinas que trazem escadas construídas devem dispor de corrimão.

O sistema de sucção da água deve ser apropriado e seguir as orientações conforme uma das sete situações previstas na norma que está disponível no site da Sodramar (que indicam quantidades e distanciamento corretos para os drenos de fundo e as tampas anti-aprisionamento). Tudo certificado pela norma e com as devidas indicações (do fabricante) acerca da data de fabricação e tempo adequado para substituição.

Se a sua piscina tiver destinação comercial, a norma exige a presença de um diário, no qual sejam anotadas informações diárias sobre a área de lazer, como temperatura, alcalinidade, entre outros fatores. Devem também dispor de um equipamento de tratamento auxiliar (por exemplo, o ultravioleta) e de bomba reserva, a fim de garantir o tratamento e recirculação da água.

Por fim, não se esqueça de que, em relação aos equipamentos e acessórios, é melhor que você compre com a segurança de fábrica e não correr riscos durante a instalação ou uso. Sua piscina não só respeitará as normas da ABNT, mas terá de fato alta qualidade! Com respeito a cada um desses aspectos, não há dúvidas de que a sua área de lazer será sempre alegre e bem frequentada.

Gostou de saber um pouco mais sobre este assunto? Se gostou, siga a gente no Facebook, no Twitter e no Instagram para ter mais informações como esta, além de ficar por dentro de nossas últimas novidades.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×