A manutenção da sua piscina está em dia? 3 formas de descobrir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

manutenção da piscina

Ter piscina em casa é uma delícia. Mas como todo privilégio, existem também tarefas intimamente ligadas a ela. Uma delas é a manutenção, que garante que a água estará limpa e boa para que seus amigos e familiares possam nadar. Embora extremamente necessária, a limpeza da piscina não é como lavar a louça, que deve acontecer diariamente. Pelo contrário, se você mantiver bons hábitos, essa será uma tarefa para realizar poucas vezes no mês e até prazerosa.

Mas como saber se a água da piscina está boa para o mergulho? Como saber se a manutenção da piscina precisa ser feita? Para responder essas questões, separamos 3 dicas que vão te transformar em um especialista em piscinas. Veja agora.

1. A cor da água é um importante indicativo

A forma mais simples de identificar quando é necessário fazer a manutenção da piscina é checar a cor da água. O ideal é que ela esteja límpida, como a água que você bebe. Por isso, se ela apresenta uma coloração diferente, está na hora de limpar. Por exemplo, quando a piscina está verde, muito provavelmente a água dela está cheia de algas, que encontraram naquele ambiente as condições ideais para se reproduzirem. Por outro lado, ela pode ainda ter a cor original, mas parecer turva. Nesse caso, podem ser resíduos de óleos corporais ou de bronzeamento, ou ainda excesso de protetor solar.manutenção da piscina

2. Checar o pH da água antes de fazer a manutenção da piscina

Se a água da sua piscina está com aspecto normal, mas você ainda tem dúvidas sobre o momento de fazer a manutenção da piscina, é a hora de checar o pH. Isso porque a água muito ácida ou muito alcalina pode prejudicar a saúde das pessoas que nadam na piscina. Ela pode irritar a pele e mucosas, ou pode provocar ardência e vermelhidão nos olhos. Para fazer essa checagem, você deverá coletar amostras da água e pingar nelas os reagentes, ou ainda, você pode usar aparelhos eletrônicos desenvolvidos especialmente para isso.

3. Existem sujeiras sólidas visíveis na superfície e no fundo

Esse tópico, assim como a cor da água, parece meio óbvio. Mas a verdade é que se existem sujeiras sólidas visíveis dentro da piscina é porque está na hora de fazer a manutenção. Podemos tratar esse indício como um sintoma, uma vez que a sua presença indica que outros fatores também precisam ser tratados. Por isso, comece a limpeza aspirando o fundo da piscina e retirando as folhas que estejam boiando. Em seguida, cheque o pH da água e faça a correção de cloro necessária.

A manutenção da piscina é fundamental para que ela esteja sempre boa para banho. Ninguém quer retirar a capa protetora e encontrar a água suja justamente no dia em que os amigos chegarão para o churrasco, não é mesmo? Além dessas dicas que demos, existe ainda o fator estação do ano. Ou seja, a limpeza deve ser diferente em cada época e temperatura. No verão, quando os dias são mais quentes, é importante que a limpeza seja mais frequente que no inverno, quando o uso da piscina será menor.

Com qual frequência você costuma fazer a manutenção da piscina? Conte nos comentários quais são os seus cuidados básicos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×