Piscina em casa: conheça 4 exercícios que você pode praticar na água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

piscina em casa

Ter uma piscina em casa sem dúvida proporciona muitos momentos de diversão e lazer. E por que não aproveitar o espaço para também se exercitar e cuidar da saúde?

Afinal, sabemos quanto é importante ter essa prática em dia para evitar o sedentarismo e manter o peso. Mas, se você não sabe por onde começar, não se preocupe.

Neste post você descobre mais sobre alguns exercícios que podem ser praticados na água. Com certeza um deles vai ganhar sua preferência e começar a fazer parte de sua rotina. Confira!

1. Circuito funcional aquático

Para quem tem piscina em casa e deseja emagrecer, o circuito funcional aquático traz uma excelente proposta. Com ele, a queima calórica é significativa. Você pode comprar pesos resistentes à água, geralmente feitos de plástico, para começar os exercícios.

As boias conhecidas como “espaguetes” também fazem parte dessa prática. Nela, são intercaladas corridas e caminhadas por toda a extensão da piscina, com mudanças rápidas de sentido horário para anti-horário.

Os pesos e boias são usados para movimentar braços e pernas ao fazer pressão na água. É possível até mesmo realizar abdominais, que intensificam ainda mais os resultados no corpo. Coloque uma música agitada e siga no ritmo, mas não se esqueça de respeitar seus limites.

2. Hidroginástica

Seja qual for sua idade, a hidroginástica é outra atividade muito recomendada se você tem uma piscina em casa: a estrutura, inclusive, não precisa ser grande, apenas deve ter certa profundidade. E se a água estiver aquecida, melhor ainda.

Os pesos e boias já adquiridos para o circuito funcional aquático podem ser reaproveitados aqui. Eles facilitam os movimentos do corpo e ajudam a reduzir os impactos causados pela força da água.

piscina em casa

Os movimentos mais populares da hidroginástica são o chute na água, a elevação lateral com a ajuda de pesos e o abdominal. Todos podem ser realizados em cerca de 4 séries de até 30 repetições.

3. Caminhada na água

Se você ainda não tem muita experiência com exercícios físicos, é interessante começar devagar. Para isso, opte pela caminhada na água. Ela pode ser realizada em todo o contorno da piscina ou em estilo vai e vem por sua extensão horizontal.

A maior vantagem dessa prática é a redução do impacto nas articulações. Com o tempo, seu corpo ficará mais protegido contra lesões musculares. Em casos de doenças como artrite, é possível sentir um alívio considerável nas dores com esse tipo de caminhada.

Caso pessoas mais velhas frequentem a piscina e façam esse exercício, não deixe de instalar barras de apoio na parede da piscina e providenciar iluminação. Assim, elas ficarão mais seguras e os riscos de acidentes diminuirão.

4. Natação

Essa é uma atividade clássica! Quem não conhece os famosos movimentos de natação? Peito, costas, borboleta e crawl: escolha seus favoritos e comece já a praticá-los se você tem piscina em casa.

Os benefícios de nadar frequentemente são inúmeros. Há melhora da flexibilidade dos membros, queima de calorias, melhora na respiração e fortalecimento do coração, para dizer apenas os principais.

Você não precisa ser profissional para iniciar uma jornada de natação. Contudo, é preciso dar boas braçadas para que o exercício realmente forneça efeitos positivos e valha todo o esforço empregado.

E então, qual dessas opções é a sua preferida? Ter uma piscina em casa contribui para que você leve uma vida saudável? Comente e participe!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×